Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9762
Título: Museu interactivo de economia : a experiência de um espaço interactivo para a divulgação da economia e sua inserção no contexto português
Autor: Mestrinho, Lénia Fernandes
Orientador: Pinheiro, Susana Frazão
Palavras-chave: Museo Interactivo de Economía - MIDE
Cidade do México
Literacia Financeira
Museus
Educação
Interactividade
Estratégia
Economia
Data de Defesa: Dez-2011
Resumo: No actual contexto de crise social e económica, onde o endividamento das famílias assume proporções cada vez maiores e mais alarmantes, foi exposto um conjunto de vulnerabilidades dos consumidores, nomeadamente no que concerne à utilização de instrumentos financeiros demasiado complexos e de elevado risco, que se verificou não reflectirem as características e possibilidades dos mesmos. Desta forma, a crise financeira leva a uma revisão fundamental do sistema financeiro, quer a nível da sua regulação, quer a nível da sua função como um todo, no financiamento da economia. É necessário estabelecer novamente a confiança nos mercados, não só a nível das instituições bancárias, como também apostando na educação e conhecimentos da população, nomeadamente na escolha dos seus produtos. Assim, a Literacia Financeira da população surge como um factor essencial, na medida em que contribui para a consciencialização da população em temas como o planeamento do orçamento familiar, a gestão das finanças pessoais, os hábitos de poupança e a decisão de opções de crédito. É neste sentido que surge, no decorrer do caso apresentado, o tema do MIDE – Museo Interactivo de Economía. Situado na Cidade do México e único em todo o mundo, o MIDE abriu as portas ao público em Julho de 2006, com o intuito de acercar as ciências económicas aos cidadãos, através de um espaço completamente interactivo, que utiliza tecnologia avançada para simular, através de jogos dinâmicos, os fenómenos económicos. O objectivo do MIDE é mostrar aos visitantes que a Economia faz parte do seu quotidiano e que o acesso à informação e o seu entendimento, lhes permitem perceber de uma melhor forma os acontecimentos económicos do presente e do passado e enfrentar melhor os do futuro, através de uma tomada de decisão consciente e informada. Esta dissertação pretende dar a conhecer a experiência criativa e original do MIDE, pela sua abordagem diferente e sucedida no sentido de reinventar uma forma de educar financeiramente a população. Este tema será complementado com a análise da introdução do conceito em Portugal, onde é avaliada a cultura económica da população, bem como a evolução do seu contexto museológico, os quais identificam factores e tendências que argumentem a inserção deste museu em Portugal
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9762
Aparece nas colecções:FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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