Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9754
Título: Mobilização de saberes em enfermagem
Autor: Moutinho, Madalena Conceição Silva
Orientador: Oliveira, Irene
Data de Defesa: Mai-2011
Resumo: Este relatório descreve a minha prestação no estágio decorrido nos períodos: 19/04 a 19/06/2010, módulo II – Cuidados Intensivos realizado na Unidade Cuidados Intermédios de Medicina (UCIM) no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia; 04/10 a 27/11/2010 o módulo III – Cuidados Continuados, realizado na Unidade Convalescença (UC) do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Valongo e ainda neste Hospital a 29/11 a 29/01/2011 o módulo I – Serviço de Urgência (SU). Foi organizado através dos Domínios do Saber em Enfermagem e utilizei os objectivos preconizados com o fim de adquirir competências no âmbito dos cuidados ao idoso/adulto a desenvolver uma doença crítica ou falência orgânica. Os Domínios do Saber são quatro e resultam dos conhecimentos teóricos e práticos mobilizados durante o percurso profissional do Enfermeiro. Estes não são estanques pelo que movimentei e apliquei os conhecimentos dentro dos Domínios e dentro dos módulos de estágio. O Domínio Saber Científico resultou da interligação de conceitos, da consulta bibliográfica e peritos. Identifiquei alterações da comunicação na UCIM e pus em prática os ensinamentos obtidos, com um discurso fundamentado envolvi a equipa/famílias nos cuidados, vi o doente de forma holística. O Domínio do Saber Informação foi fruto da observação, do questionamento, da análise, do confronto. Detectei situações problema na área na gestão do risco, como a prevenção da infecção e das quedas. Reflecti de forma crítica na Triagem de Manchester, relembrando a Autonomia e o poder de Decisão. O enfermeiro é responsável por delegar funções e ajuizar competências. O Domínio do Saber Ser reportou-se à natureza da pessoa que sou, aos meus valores e da forma como me envolvi na prática dos cuidados. Permiti na UCIM as visitas fora das horas instituídas reduzindo a ansiedade do doente/família. Geri o stress e incorporei na equipa actuando em conformidade com o preconizado em emergência, incentivei à verificação/manutenção do carro de emergência e criei um Manual de recomendações e actuações em emergência na UC e no SU. O Domínio do Saber Prático centrou-se na execução. Através da gestão de cuidados actuei eficazmente na dor, no repouso e noutras necessidades do doente/família sentidas ou referidas. Na UC o Cuidador Informal é fundamental para a readaptação e reinserção do doente pelo que realizei acções, de carácter formal e informal, dirigidas aos prestadores de cuidados. Desenvolvi estudos como dos Antissépticos, dos Toners e da Higienização do SU, correlacionando a gestão de recursos com a gestão de qualidade, o que levou à reflexão e a mudanças de atitude nos serviços. A motivação, a fácil integração e a autonomia crescente foram facilitadoras da aprendizagem, fui adquirindo competências do Enfermeiro Especialista e a cada tomada de decisão pude através do juízo crítico tornar-me mais assertiva, reflexiva e com alto grau de responsabilidade. Todos estes conhecimentos tornaram-se Saberes em Enfermagem, através da mobilização transporto-os deste estágio para a prática profissional. Foi uma experiência única e francamente enriquecedora
This report describes my performance in the different modules in the internship: Module II - Intensive Care that took place at Intermediate Care Unit of Medicine in Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia from 19/04/2010 to 19/06/2010; Module III – Term Care that took place at Convalescent Unit of Hospital Nossa Senhora da Conceição de Valongo from 04/10/2010 to 27/11/2010 and later, in the same hospital, Module I – Emergency from 29/11/2010 to 29/01/2011. It was organized by the Domains of knowledge in Nursing and the objectives aimed to acquire competences in caring for the elderly and adults who develop a critical illness or organic failure. The four Domains of knowledge are the result of theoretical and practical knowledge. These are not isolated, so I mobilized and applied them simultaneously throughout the internship. The Scientific knowledge Domain results from the relation between concepts. In this domain I demonstrate an advanced knowledge in the specialization area, I’ve consulted literature and experts, found communication changes and put into practice the theoretical lessons. I’ve involved families in care. The Information Knowledge Domain results from observation, questioning, analysis and comparison. In this domain I’ve detected problem situations within the risk management, including prevention of infection and falls. I’ve reflected critically on the Manchester Triage, reminding the nurses about the autonomy and power of decision. The Nurse is responsible for functions delegation and needs to judge the ability to whom he will delegate. The Knowledge-be Domain refers to the nature of the person that I am, my values and how I get involved in the practice of nursing. I’ve tried to reduce stress and anxiety of families allowing visits beyond regular time. I became part of the nurse team, managed stress and followed emergency guidelines. I’ve created emergency guidelines manual and encouraged the emergency unit maintenance. The Practice Knowledge Domain is focused on execution. In the Convalescent Unit I’ve managed nurse care and acted effectively in pain or other needs of the patient / families. The caregiver role in the Convalescent Unit is one of the most importance and was improved by the formation that I accomplished. To manage quality I’ve developed Studies such as Antiseptics, Toners and Undertake formal or informal Training Sessions. The motivation, the easy integration and increased autonomy were factors that facilitate apprenticeship. Throughout this period I’ve acquired Specialist competencies. It permitted decision making through a critical reflective way that aloud assertiveness, and a higher degree of responsibility, I’ve mobilized knowledge and competencies to act holistically. All these competencies become to me Knowledge in Nursing, through the mobilization on this internship they became part of my professional practice. It was an enriching and unique experience
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9754
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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