Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9753
Título: Saúde na escola...Saúde na comunidade
Autor: Nunes, Carlos Manuel Domingues Rocha
Orientador: Alves, Paulo
Magalhães, Norminda
Data de Defesa: Jul-2011
Resumo: Este relatório tem como foco de estudo, um conjunto de actividades implementadas em contexto escolar e direcciona o projecto de intervenção na comunidade para as acções relacionadas com a promoção da higiene oral e corporal nos alunos a frequentar o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Gondomar. O trabalho desenvolvido tem como sustentáculo o estágio de intervenção na comunidade realizado durante a frequência do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária no ano lectivo 2009 / 2010, na Escola Superior de Enfermagem do Porto, com a frequência da Unidade Curricular: Estágio de Intervenção Comunitária I, no qual foi realizada a primeira fase do Planeamento em Saúde, com a realização de um Diagnóstico de Saúde, tendo em vista promover a adopção de hábitos de vida saudáveis, com apresentação dos respectivos resultados e consequente hierarquização das necessidades de saúde da população do ACES do Grande Porto II – Gondomar (alunos do 2º ano do 1º ciclo do Agrupamento Vertical de Escolas de Rio Tinto II), e a partir do qual concluiu-se que este diagnóstico de saúde seria o ponto de partida para a intervenção comunitária proposta. Do diagnóstico de saúde supracitado e depois de utilizada a técnica de priorização, segundo o método de Hanlon, obteve-se uma lista de 41 problemas hierarquizados e seleccionaram-se os dez prioritários, como sendo as necessidades a trabalhar no âmbito do Projecto de Intervenção Comunitária II, destacando-se as necessidades que estão relacionadas com hábitos de Higiene e Segurança, uma vez que 85,3% dos alunos referiu não efectuar a lavagem das mãos em menos de 7 das 8 ocasiões propostas, 74,8% dos alunos não realiza a desinfecção das mãos em 4 das 5 ocasiões propostas e 32,9% dos alunos referiu não lavar os dentes pelo menos duas vezes por dia (de manhã e à noite). A partir das necessidades identificadas, interveio-se nos alunos a frequentar o 1º ano do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância do Agrupamento de Escolas de Gondomar, destacando-se os resultados obtidos, que demonstram e salientam que a média das avaliações de conhecimentos (nas áreas da higiene oral e corporal) feitas aos alunos das quatro instituições de ensino intervencionadas, situa-se entre os 74,4% e os 97,8%. Em relação à avaliação quantitativa de conhecimentos para valores iguais ou superiores a 50%, as médias situam-se entre os 70% e os 100%. Tais factos demonstram o sucesso das intervenções implementadas atendendo a que inicialmente foi proposta uma percentagem de 70% como objectivo operacional, meta esta que foi claramente superada, em todas as instituições onde o projecto foi implementado, o que nos faz reflectir sobre a suprema importância da implementação de projectos de intervenção em meio escolar, proporcionando um ambiente promotor de ganhos em saúde
This report focuses on the study, a set of activities implemented in schools and directs the intervention project in the community for the actions related to the promotion of oral hygiene and body in the students attending the 1st year 1st cycle of basic education and gardens-schools of the Group of Schools of Gondomar. The work has as its cornerstone the stage of community intervention performed during the frequency of the Post-Graduate Specialization in Community Nursing in the academic year 2009/2010, the School of Nursing of Porto, with the frequency of Course: Stage Community Intervention I, which was performed in the first phase of Health Planning, with the completion of a Diagnostic Health, in order to promote the adoption of healthy lifestyles, with presentation of its results and subsequent prioritization of health needs the population of ACES from the Grand Porto II - Gondomar (students of 2nd year of a cycle of Vertical Group of Schools of Rio Tinto II), and from which it was concluded that health diagnosis would be the starting point for the community intervention proposal. The abovementioned diagnosis of the health and after the technique for prioritizing according to the method of Hanlon, there was obtained a hierarchical list of problems 41 were selected and the ten priority needs to be working within the draft Community Intervention II, highlighting the needs that are related to hygiene and safety habits, since 85.3% of students reported not make washing hands in less than seven of the eight occasions proposals, 74.8% of students do not perform hand disinfection in 4 of 5 occasions proposals and 32.9% of students reported not brushing their teeth at least twice a day (morning and evening). From the needs identified, intervened on the students attending the 1st year of the 1st cycle of basic education and garden-care of the Group of Schools of Gondomar, with emphasis on the results, which demonstrate and emphasize that the average assessments of knowledge (in the areas of oral hygiene and body) made to students from four schools intervened, lies between 74.4% and 97.8%. With regard to the quantitative evaluation knowledge to values equal to or greater than 50%, the averages are between 70% and 100%. These facts demonstrate the success of interventions implemented given that was initially proposed a figure of 70% as operational objective, this goal was clearly exceeded in all institutions where the project was implemented, which makes us reflect on the supreme importance of implementation of intervention projects in schools, providing a promoter of health gains
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9753
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final - Enfermeiro Carlos Nunes.pdf7,86 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.