Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9541
Título: Avaliação de um modelo de educação pelos pares : percepção dos alunos e jovens universitários
Autor: Completo, Sandra Marisa Barbosa
Orientador: Veríssimo, Lurdes
Carvalho, Maria Carmo
Xavier, Maria Raul Xavier
Data de Defesa: 2009
Resumo: No presente estudo é realizada uma revisão da literatura acerca dos Modelos Preventivos, focando a sua evolução e eficácia, e em específico a estratégia de intervenção - Educação pelos Pares. Ao longo dos anos tem-se verificado uma lacuna na avaliação dos programas de prevenção em geral, e dos que integram a estratégia referida, em particular. Neste sentido, fornecendo o contributo para colmatar esta falha existente, é objectivo deste estudo avaliar um programa de prevenção, o Programa Nacional de Educação pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a Sida”, tendo por base a percepção dos seus principais intervenientes (alunos e jovens universitários). A amostra foi constituída por 90 alunos (alvos de intervenção) de escolas do Grande Porto e 5 jovens universitários (agentes da intervenção) que participaram no programa no ano de 2007/2008. Para a recolha de dados utilizaram-se dois instrumentos distintos: um questionário que faz parte do conjunto de instrumentos de avaliação do programa em estudo e dois guiões de entrevista semi-estruturada construídos para o efeito (um para os jovens universitários e um para os alunos). Recorrendo a uma metodologia mista, foi possível concluir que o programa em estudo apresentou um impacto muito positivo junto dos seus intervenientes. Com base na análise dos dados podemos considerar que o facto de os agentes de intervenção serem jovens e os métodos utilizados serem interactivos são os dois factores fundamentais para o sucesso do programa. Sendo que este estudo apresenta como principal objectivo a avaliação do programa são apresentadas algumas propostas para a possível melhoria do mesmo.
This study sets out to discuss the available literature on Preventative Models, focusing mainly on its development and effectiveness, as well as specifically considering the intervention strategy – Education in Pairs. Throughout the years one can observe a gap in the evaluation of prevention programs in general, and in particular with regard to those who implement the aforementioned strategy. For this reason, by providing a contribution to put an end to this existing gap, it is the objective of this study to evaluate a prevention program, Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida, whilst always remaining based on the key intervenient group (students and university undergraduates). A sample made up of 90 students (targets for intervention) from schools in Greater Porto and five young university undergraduates (agents for intervention) took part in the program in the year 2007/2008. The data was collected by using two distinct tools: The first was a questionnaire which was used as part of an array of evaluative instruments used for the Study program and two semi-structured scripts designed to this effect (one for the university undergraduates and one for the students). By resorting to mixed methodologies, it was possible to conclude that the study program had an extremely positive impact on its intervenient group. By basing our data on qualitative analysis we can observe that the fact that the intervention agents were young and the methods used being interactive were the two most fundamental factors for the success of this program. Being that this study presents an evaluation of the program as its main objective, some suggestions for improvement of the latter are put forth here.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9541
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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