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Título: Desenvolvimento de competências no contexto de um programa de formação em liderança : análise dos processos de ensino-aprendizagem
Autor: Gomes, Rosa Maria Moreira
Orientador: Fonseca, António Manuel Godinho da
Palavras-chave: Aprendizagem
Competências Transversais
Contexto de Aprendizagem
Team Learning
Segurança Psicológica
Reflexividade
Aprendizagem Experiencial
Aprendizagem Social
Learning
Soft Skills
Learning Environments
Team Learning
Psychological
Safety
Reflexivity
Experiential Learning
Social Learning
Data de Defesa: 2009
Resumo: Esta investigação enfatiza a relação entre ensino e aprendizagem num programa de formação em liderança, estudo de caso desta dissertação. Assim, o objectivo prendese com a análise de factores associados ao processo de ensino-aprendizagem, salientando-se facilitadores e barreiras para o desenvolvimento de competências, no contexto deste programa. Como facilitadores foram identificados aspectos que se relacionam com a aprendizagem colectiva, ao nível da equipa e com a segurança psicológica que os seus membros permitem para a exposição. Seguem-se os factores que realçam o cariz prático da aprendizagem seguido da reflexão, onde se acentua o retorno sobre a experiência como fundamental para a exploração da diversidade e consequente aprendizagem. Finalmente, os últimos facilitadores destacam a importância da observação, uma vez que esta permite a aprendizagem pela análise de comportamentos. Ao nível das barreiras sobressaem aspectos relacionados com a organização do curso em termos de horário, data e concentração temporal. Como conclusão deste estudo, preconiza-se como aspecto fundamental, a necessidade de se contextualizar as aprendizagens, onde sobressai o contexto real de trabalho, uma vez que as competências se desenvolvem, manifestam e validam no âmbito específico de aplicação.
This investigation emphasizes the relation between teaching and learning in a training program in leadership, which is the case study of this dissertation. Therefore, the purpose of this study is related to the analysis of factors associated to the teachinglearning process, noting facilitators and barriers to the skills development, in the context of this program. Certain facilitator aspects, that are related to the collective learning, such as a team level and psychological safety, were identified, which their members allow for the exposure. The factors that enhance the practical nature of learning are followed by reflection, where is emphasized the return on experience as fundamental to explore the diversity and consequent learning. Finally, the last facilitators enhance the importance of observation, since this allows learning by analysing behaviours. The level of barriers points out aspects connected to the organization of the course in terms of schedule, date, and time concentration. In conclusion of this study, as a fundamental aspect, it is advocated the need to contextualise the learning. The real work context is pointed out since skills are developed, expressed and validated in the specific field of application.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9540
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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