Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9499
Título: Relatório
Autor: Gueidão, Sandra Filipa de Sousa
Orientador: José, Helena
Palavras-chave: Enfermagem
Competências
Acolhimento
Situação Crítica
Nursing Skills
Welcoming
Critical Situation
Data de Defesa: Out-2012
Resumo: A enfermagem profissional teve início com Florence Nightingale, pioneira do processo reflexivo da disciplina de enfermagem, o que permitiu o nascimento da Enfermagem Moderna. Enquanto disciplina, foi esta marcada ao longo da sua evolução por correntes de pensamento que assentam nos conceitos de Pessoa, Saúde, Cuidado e Ambiente. O Paradigma da Transformação, caracterizado pela sua abertura para o mundo, levou a novas conceções da disciplina de enfermagem, modificando a prestação de cuidados. Deste modo, e com a finalidade de satisfazer as necessidades da Pessoa/Família, os enfermeiros, no decurso da sua atividade profissional, apostam na formação com objetivo de melhorar a sua competência profissional. O presente trabalho insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional Área de Especialização: Enfermagem Médico - Cirúrgica com o intuito de adquirir e desenvolver competências na prestação de cuidados quer à pessoa adulta e/ou idosa e/ou em estado crítico integrado na unidade curricular Estágios que decorreram nos serviços: Urgência Hospital da Luz e Unidade de Cuidados Intermédios e Comissão de Controlo da Infecção Hospitalar no Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte). A metodologia deste trabalho comporta uma análise critico-reflexiva da prática, recorrendo aos pressupostos defendidos por Jean Watson Escola do Cuidado Humano e à teórica Nola Pender Escola da Promoção da Saúde visando ambas, na sua ação, a prestação de cuidados. A temática central deste relatório é o acolhimento à Pessoa/Família, pois este, não só permite, como favorece a implicação da pessoa na prestação de cuidados, refletindo, dessa forma, a nossa maneira de estar na ação. Com o presente relatório pretende-se, ainda, demonstrar a aquisição e desenvolvimento de competências na prestação de cuidados especializados, na área de especialidade em causa preconizados pelo Regulamento do Exercício Profissional de Enfermagem
Professional nursing began with Florence Nightingale, pioneer of the reflective process of the nursing subject, which allowed the birth of Modern Nursing. This, as a subject, was marked throughout its evolution by currents of thought which are based on the concepts of Person, Health, Care and Environment. The Transformation Paradigm, characterized by its openness to the world, led to new conceptions of nursing, modifying the subject of care. Therefore, and in order to meet the needs of the Person / Family, nurses, throughout the course of their professional activity, bet on education, aiming to improve their professional competence. This work falls under the Master Course in Professional Nature Nursing Specialisation Area: Medical - Surgical Nursing, in order to acquire and develop skills in the care of either the adult or elderly or patients in critical condition, integrated into the course. These internships took place in these services: Emergency - Hospital Luz and Intermediate Care Unit and Hospital Infection Control Committee at Hospital de Santa Maria (North Lisbon Hospital Centre). The methodology of this work involves a critical and reflective analysis of the practice, using the assumptions advocated by Jean Watson - School of Human Care - and theoretical Nola Pender - School of Health Promotion. They both guide the action of caregiving. The central theme of this report is the welcome to the Person / Family, because it allows and encourages the involvement of the person in care, thus reflecting our way of beeing present within the action. This report aims to demonstrate the skills acquisition and development in providing specialized care in the specialty area in question recommended by the Rules of Professional Practice of Nursing
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9499
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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