Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9480
Título: Opening up boundaries assessment : the case of Logoplaste Group
Autor: Figueiredo, Constança Serpa dos Santos
Orientador: Amaral, Paulo Cardoso do
Palavras-chave: Open Innovation Model
Implementation
Value Chain
Pilot Testing
Attitudes
Project
Organization
Data de Defesa: 17-Set-2012
Resumo: This study analyses the implementation stage of an open innovation initiative in the Portuguese rigid plastic manufacturing group, Logoplaste. It assesses whether the group has the needed structure to sustain the changes that come along with it, both in terms of organizational capabilities, project decisions and individual attitudes levels. It is a 360º degree judgment of the business unit Logoplaste Innovation Lab, in which the initiative will have its initial pilot testing, and in which success is dependent the expansion of the project to the whole group. Based on the literature on the open innovation implementation topic, a survey tool was constructed, based on a structural framework with the main areas of concern in the implementation processes, developed by Lichtenthaler (2011) – the organization as a whole, the processes management of the projects and the company’s employees, which contribute to the initiative. The survey was sent to Logoplaste Innovation Lab employees and their results served as a support for the conclusions achieved. The results of this work indicate that Logoplaste is not internally prepared to adopt an open innovation business model in their structure: there are some improvements to be achieved, namely in the individual attitudes level, which is often mentioned in the literature as either a very important contributor or preventer to this type of projects’ success. Based on this conclusion, a set of suggestions is put together being supported by the best market practices and the particular case of this company, so that the implementation of the open innovation model goes for the best.
Este estudo analisa a fase de implementação de uma iniciativa de open innovation no grupo Português de manufatura de plásticos rígidos, Logoplaste. Pretende-se perceber se o grupo tem a estrutura necessária para sustentar as alterações que virão como consequência desta implementação, quer em termos organizacionais, de projeto e individuais. Este estudo é um juízo de 360º sobre a unidade de negócio Logoplaste Innovation Lab, na qual vai ser feito o teste piloto à iniciativa, e sobre o qual o sucesso e expansão ao resto do grupo é dependente. Tendo em consideração a literatura revista sobre o tópico da implementação de open innovation, foi desenvolvido um questionário online tendo por base a framework de Lichtenthaler (2011), que define as áreas de uma empresa sobre as quais deve incidir maior preocupação em termos de gestão da inovação – a organização como um todo, os processos de gestão dos projetos e os colaboradores da empresa, que contribuem para a iniciativa. O questionário foi enviado para todos os colaboradores da Logoplaste Innovation Lab e os respetivos resultados serviram de suporte às conclusões atingidas. Os resultados alcançados nesta dissertação indicam que a Logoplaste não está internamente preparada para abrir o seu modelo de negócio: existem melhorias a ser feitas, nomeadamente ao nível das atitudes individuais dos colaboradores, que são frequentemente mencionados na literatura como um fator de contribuição ou impedimento para o sucesso deste tipo de iniciativas. Com base nestas conclusões, uma série de sugestões é elaboradora, suportada nas melhores práticas de mercado e no caso particular desta empresa, para que a implementação deste modelo de inovação seja o mais bem-sucedido possível.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9480
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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