Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9478
Título: Case Study : Quinta dos Açores : estratégia integrada de comunicação para o lançamento da marca Quinta dos Açores
Autor: Barcelos, Diana da Rocha
Orientador: Valadas, Inês
Data de Defesa: 23-Jan-2012
Resumo: “As crises são muitas vezes fontes de oportunidade ou inspiração”, é uma frase que se repete com alguma frequência em tempos de crise. De facto, no actual contexto económico português, onde o risco do mercado é constante e diversas empresas declaram falência todos os dias, existem alguns casos de sucesso e que despertam interesse no seu estudo. Dos Açores, surge o caso do Grupo Barcelos, que pretende lançar no mercado nacional (Açores e Portugal Continental), no 1.º trimestre de 2012, uma nova marca de produtos lácteos, a Quinta dos Açores. A Quinta dos Açores é uma marca de portfolio que conta com 12 produtos em diversos SKUs (stock-keeping unit): leite fresco (magro, meio gordo e inteiro), leite com chocolate, iogurte líquido (magro e normal), leite fermentado, iogurte batido pelo método grego, queijo fresco tradicional, queijo fresco ultrafiltrado, requeijão, queijo pasta mole, queijo curado, queijo ilha e gelados. O Grupo Barcelos tem sede nos Açores e conta actualmente com 5 empresas a actuar sobretudo na área de produção animal e transformação. Tal como se poderá ver adiante no presente caso, o Grupo iniciou a sua actividade em 1977, na altura ainda como uma empresa em nome individual, fundada por Francisco Helvídio da Rocha Barcelos. Actualmente, o Grupo, de carácter familiar, tem um volume total de facturação que ascende a 13M€ e conta com cerca de 35 colaboradores, estando previsto um aumento para 50 quando todas as valências do Grupo estiverem a funcionar em plena actividade. Tendo em conta o percurso do Grupo e a iniciativa de lançamento de uma nova marca num mercado caracterizado pela sua competitividade, o presente case study visa analisar a estratégia de comunicação desenvolvida pelo Grupo para o lançamento dos seus produtos. Neste sentido, este caso trata alto nível o marketing mix do produto, focando a variável comunicação, onde para além da definição da estratégia de comunicação, com a definição da visão e proposta da valor, segmentação e targeting, posicionamento, definição da marca e do packaging, é também retratado o programa de comunicação da marca que sustentará o seu lançamento no mercado. O foco na variável comunicação no presente case study, está relacionado com o objectivo do Grupo de fazer um lançamento de sucesso de uma nova marca no mercado e integrada num 3 ambiente competitivo de fast moving consumer goods e com a necessidade de criar no Grupo, práticas de marketing profissional. A comunicação, no âmbito do lançamento dos novos produtos, assume-se como uma variável fulcral para o seu sucesso na medida em que diferencia o produto no mercado e incentiva a sua experimentação e compra, devendo por isso, estar alinhada com as características do produto para que as expectativas do consumidor não sejam defraudadas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9478
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCEE - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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