Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9468
Título: Comunidade de prática virtual de educação especial, que contributo para os professores?
Autor: Rego, Ana Margarida de Almeida
Orientador: Morais, Paula
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais
Comunidade de Práticas Virtuais
Educação Especial
Special Educational Needs
Virtual Communities of Practice
Special Education
Data de Defesa: 21-Out-2011
Resumo: Esta dissertação aborda a questão do potencial de uma comunidade de prática virtual de Educação Especial como meio de apoio aos professores desta área, contribuindo para a sua formação e desenvolvimento profissional. A proliferação das ferramentas da Web 2.0 e de ambientes colaborativos suportados pela Internet potenciam a criação de Comunidades de Prática Virtuais (VCoP). Contudo, este é um tema ainda pouco conhecido de grande parte dos professores. No caso de professores de Educação Especial, a potencialidade de uma VCoP para partilhar recursos, experiências, informação e debater questões, construindo para a sua formação ao longo da vida, entende-se como relevante. Apresenta-se o resultado de um estudo efectuado nas escolas dos 2º, 3º ciclo e Secundário do concelho de Viana do Castelo, realizado através de um questionário efectuado aos professores de Educação Especial, com vista a responder à questão – Em que medida a constituição de uma VCoP de Educação Especial, é, hoje, uma mais valia para os professores? Este estudo apesar de ter permitido responder afirmativamente à questão colocada, confirmou que o conceito de VCoP ainda não está bem claro para os professores, que não obstante, acreditam no potencial destes ambientes no suporte à sua formação ao longo da vida.
This dissertation approaches the issue of the potential of a Virtual Community of Practice for Special Education as a supporting means for teachers of this area, contributing to their formation and professional development. The proliferation of Web 2.0 tools and internet supported cooperative environments has enhanced the creation of Virtual Communities of Practice (VCoP). However, this topic remains quite unknown for most teachers. As for Special Education teachers, the potentiality of a VCoP to share resources, experiences, information and to discuss issues, contributing to their lifelong education, is seen as relevant. The result of a study carried out in Viana do Castelo’s basic (2nd and 3rd cycles) and secondary schools will be presented. For this study, Special Education teachers were solicited to answer the question – To what extent would the constitution of a VCoP for Special Education, nowadays, be an important asset for teachers? Although the answers to the question were mainly positive, the study has confirmed that the concept of VCoP is not clear enough for the teachers yet, who, nevertheless, believe in the potential of these environments as a support for their lifelong education.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9468
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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