Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aprender sem papel : criação e implementação de uma disciplina digital

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
9429.pdf6.76 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste estudo pretendeu-se implementar uma disciplina, durante um ano lectivo, sem recorrer à utilização de papel, utilizando apenas o computador como ferramenta de apoio à aprendizagem. A disciplina escolhida foi Tecnologias da Informação e Comunicação do 10º ano e como plataforma de suporte ao processo de ensino/aprendizagem utilizou-se o Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), para disponibilizar materiais de apoio à disciplina, em texto e vídeo, bem como fichas de exercícios e testes de avaliação. O objectivo principal do estudo foi avaliar se é possível aprender sem utilizar papel, apenas recorrendo a materiais em formato digital, compreendendo, assim, as vantagens, desvantagens e constrangimentos desse processo de ensino/aprendizagem bem como a motivação que os alunos sentem com esta metodologia. Para a execução do estudo optou-se pela metodologia qualitativa, mais precisamente o método Investigação - Acção, uma vez que a prática docente requer uma reflexão sobre a acção, permitindo, deste modo, efectuar as adequações que sejam necessárias à melhoria do método de ensino. A investigação dividiu-se em dois ciclos de investigação sendo que no final de cada um foi aplicado um questionário com vista a aferir as opiniões dos alunos sobre o método de ensino. Foram também registadas, numa grelha de observação diária, algumas informações pertinentes, relacionadas com as reacções observáveis dos alunos durante as aulas. As conclusões conseguidas demonstraram que os alunos não só conseguem aprender usando apenas os recursos digitais, isto é, sem utilizar papel, como também essa aprendizagem é realizada com êxito, uma vez que a disciplina em estudo obteve uma média das notas superior às outras disciplinas da turma, quando comparados os resultados dos alunos no 2º Período. Os alunos mostraram-se também mais motivados nas aulas e referiram que aprendem melhor com os recursos informáticos, dando especial importância aos vídeos de apoio.
In this study it was intended to implement a course during an academic year without the use of paper, using only the computer as a tool to support learning. The chosen course was the 10th Communication and Information Technologies, and to aid the teaching/learning process it was used the Moodle platform (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), delivering the supporting audio and video content for the course, as well form exercises and assessment tests. The main objective of the study was to evaluate if it is possible to learn without using paper, using only materials in digital format, as well to evaluate the advantages, disadvantages and constraints of that process of teaching/ learning well as the motivation that students feel with this methodology. To implement the study a qualitative methodology was used, specifically the Action-Research method, as teaching requires thought over the events in class, allowing this way to adapt in order to improve the teaching method. The study was divided into two research cycles and at the end of each, was applied a questionnaire aimed at measuring the opinions of the students about the teaching method. Pertinent information was recorded into a daily observation grid, consisting in the observable student reactions during class. The findings obtained demonstrated not only that students can learn using only digital resources, that is, without using paper, but also that this learning method is successful, since the discipline under study obtained a grade average higher than the other disciplines class, when comparing student results in the 2nd period. The students were also more motivated in classes and said they learn better with the computer resources, giving special emphasis on video support.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue