Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9428
Título: O uso do Windows Movie Maker em contexto educativo : relato de uma experiência em Educação Musical
Autor: Lopes, Henrique José Leocádio
Orientador: Lagarto, José
Barrela, Nuno
Palavras-chave: TIC
Educação Musical
História da Música
Windows Movie Maker
Motivação e Criatividade
Information and Communication Technologies
History of Music
Windows Movie Maker
Motivation and Creativity
Data de Defesa: 2011
Resumo: Esta investigação trata da utilização do software Windows Movie Maker em contexto de sala de aula, em particular na disciplina de Educação Musical. A hipótese da investigação é a seguinte: “o uso do Windows Movie Maker em sala de aula contribui para a melhoria do sucesso, motivação e comunicação dos alunos de Educação Musical”. A introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação em sala de aula deve ser acompanhada de um estudo preliminar sobre as vantagens e desvantagens da sua utilização. As questões musicais ligadas com a História da Música, onde os alunos têm vindo a revelar um progressivo desinteresse pelo essencial dessas matérias e respectivos conteúdos, pelo menos no que concerne à forma de um ensino mais tradicional e expositivo, de que forma é que poderão ser melhoradas com o uso do Windows Movie Maker. Procedeu-se assim, a uma investigação piloto, de cariz quantitativo mas também com alguns dados qualitativos. A metodologia escolhida foi o design quase-experimental. O estudo envolveu duas turmas do quinto ano de escolaridade do ensino básico duma escola do sul do país. Uma turma constituiu o Grupo Experimental, ao qual foi aplicado a variável independente, através do uso do referido software. Foram desenvolvidos vários materiais com este grupo, nomeadamente a realização de vídeos sob a forma de documentários. Numa outra turma, que constituiu o Grupo de Controlo, o tema foi abordado numa perspectiva mais tradicional, usando-se o quadro preto (normal) ou o recente quadro interactivo, incidindo as actividades na elaboração de monografias. Todos os alunos responderam a pré e pós-testes de conteúdos sobre a temática. Os alunos de ambos os grupos responderam ainda a um conjunto de inquéritos sobre literacia informática e perfil tecnológico dos mesmos, preferências musicais e satisfação das actividades levadas a efeito durante o processo, com dados quantitativos e alguns dados qualitativos relevantes. Estes serviram para avaliar as competências informáticas dos alunos, os trabalhos desenvolvidos, a motivação e as aprendizagens efectuadas. Os resultados alcançados nesta investigação, mostram a existência de pequenas diferenças entre os dois grupos, nomeadamente ao nível da aquisição de conhecimentos, mas tendo o Grupo Experimental revelado mais acréscimos nos índices motivacionais.
This study deals with “The Use of Windows Movie Maker in the Music Classes” and concerns the use of this software as a way to achieve success, motivation and leading students to communicate among themselves as far as music classes are concerned. Before using this new technology in the classroom we should make a preliminary study on its advantages and disadvantages. If by any change we are going to teach or approach students with subjects such as History of Music, they are likely to enjoy it if presented in a traditional way. However this content might be taught through this software making it more appealing and accurate to students. A previous study was made in two fifth grade classes of a school in the South of Portugal. The methodology used was a quasi - experimental design and it included quantifiable and qualitative data. To the class, considered to be the “Experimental Group”, the software was applied and students were able to produce and develop several materials like videos in the form of documentaries on the content previously presented. In the other class, known as the “Control Group”, the approach was made in a more traditional teaching way, using only the regular blackboard and sometimes the recently used Interactive board. The activities done were mainly monographs. Every single student answered to pre and post tests about this content and the two groups also filled in a set of enquiries on their computer literacy, technological profile, musical tastes and their degree of satisfaction on the activities taken place during this process. This tests took place to evaluate students’ computer skills, the work developed, their motivation and knowledge. The results of this study show that there are slight differences between the two groups of students specially as the acquisition of knowledge is concerned. Although the Experimental Group as shown a growth on its motivational rates.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9428
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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