Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9421
Título: Avaliação de desempenho docente : o futuro começa ontem
Autor: Guedes, Ana Maria Pereira dos Santos
Orientador: Alves, José Joaquim Matias
Silva, Lília Ana
Palavras-chave: Modelo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD)
Culturas Profissionais
Supervisão/Supervisor
Avaliação e Desenvolvimento Profissional
Model of Teacher Performance Assessment (TPA)
Professional Cultures
Supervision/Supervisor
Assessment and Professional Development
Data de Defesa: 28-Set-2011
Resumo: Com a implementação de um novo Estatuto da Carreira Docente por parte do Ministério da Educação (ME) em 2006, foram introduzidas mudanças na organização das escolas, através, entre outros, da criação das bases de um modelo de avaliação de desempenho para a carreira docente. Assim, a investigação que nos propomos realizar tem como principal objectivo desenvolver um estudo sobre o impacto e o reflexo deste modelo de Avaliação de Desempenho Docente (ADD) num determinado agrupamento, analisando as concepções dos professores sobre este modelo avaliativo, identificando as culturas profissionais defendidas e o modo como as mesmas podem contribuir para as resistências e medos relativamente às novas regras do referido modelo. Os métodos e técnicas utilizados na recolha dos dados foram devidamente seleccionados e estruturados no sentido de permitir atingir o objectivo a que nos propusemos, optando por realizar uma investigação através de uma abordagem metodológica quantitativa (questionário, n = 59) e qualitativa (n =2), junto de um grupo de docentes do 1º, 2º e 3º Ciclos de um Agrupamento de Escolas de Mafra. Posteriormente, foi feita uma análise dos dados recolhidos e elaboradas conclusões a partir de testes estatísticos (Excel) e de análise de conteúdo, relevante para responder às nossas questões de investigação. Os resultados deste estudo apontam para um modelo de ADD caracterizado pelos participantes de constrangedor, que não facilita ou promove o trabalho de equipa, provocando tensões e conflitos entre os docentes, não sendo considerado, deste modo, promotor do desenvolvimento profissional. Os sujeitos em estudo, priviligiam a existência de um modelo de avaliação, onde deverá prevalecer a imparcialidade, centrado na supervisão e sem condicionalismos na carreira, onde a avaliação seja realizada por um professor avaliador ou relator com especialização. Há, assim, uma resistência à mudança, sendo que um dos factores responsáveis por essa resistência será a cultura profissional, estando presentes, neste agrupamento, o individualismo e a balcanização, culturas que impedem uma maior aceitação por parte dos docentes de algumas regras do modelo, por exemplo, a implementação de aulas assistidas.Depreendemos, assim, ser evidente a necessidade de uma vertente formativa ligada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento das práticas e estratégias pedagógicas, adequado e ajustado às necessidades e desempenho dos docentes deste agrupamento, para que docentes se envolvam mais na vida escolar e em iniciativas menos individualistas e mais colaborativas, incutindo-lhes a confiança e segurança necessárias permitindo ao professor avaliado uma melhor aceitação das regras mais contestadas neste processo de ADD.
The Ministry of Education (ME) implemented a new statute for the teaching profession in 2006, which introduced changes in school organization, among other by creating foundations for a performance assessment model for the teaching career. As such, the main objective of the research we intend to conduct is to develop a study on the impact and reflection of this Teaching Performance Assessment (TPA) model on a given cluster, analyzing the views of teachers pertaining to this assessment model, identifying the professional cultures defended and how these can contribute to the resistance and fears regarding the new principles of the cited model. The methods and techniques used in collecting the data were properly selected and structured in order to attain the aim we set for ourselves, opting to conduct an inquiry through a quantitative (questionnaire, n = 59) and qualitative (n = 2) methodological approach to a group of teachers of the 1st, 2nd and 3rd cycles of a Mafra School Cluster. A analysis of the data collected was then made and conclusions were drawn from statistical tests (Excel) and content analysis, which was relevant to answer our research issues. The outcomes of this study indicate a TPA model characterized by restrictive participants, which does not facilitate or promote teamwork, leading to tensions and conflicts among teachers, not being thus considered promotive of professional development.The subjects under study favour the existence of an assessment model, in which impartiality should prevail, focused on supervision and without career constraints, where the evaluation is performed by a specialised assessor or reporter. There is thus a resistance to change, given that one of the responsible factors for such resistance is professional culture. Present within this cluster are individualism and balkanization, cultures that prevent teachers from better accepting some principles of the assessment model, for example, the implementation of assisted classes. We hence deduced that there is a clear need for a formative aspect linked to the development and improvement of teaching practices and strategies, suited and tailored to the needs and performance of the teachers of this cluster, in order for teachers to become more involved in school life and in less individualistic and more collaborative initiatives, inspiring them with the necessary confidence and security, allowing for the assessed teacher to better accept the principles that are most contested in the TPA process.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9421
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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