Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9419
Título: Relatório de estágio
Autor: Patrício, Marta Filipa Corrente Ferreira
Orientador: Charepe, Zaida
Palavras-chave: Promoção da Saúde
Criança
Família
Desenvolvimento Infantil
Health Promotion,
Child
Family
Infant Development
Data de Defesa: Mai-2012
Resumo: Este relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Católica Portuguesa. Tem por objetivo descrever e refletir sobre as atividades realizadas e as experiências vivenciadas no decorrer da Unidade Curricular Estágio, que se encontra dividida em três módulos representativos dos diferentes contextos da prática do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Este deve promover o mais elevado estado de saúde possível, em crianças e jovens, pelo que o tema selecionado para a aquisição de competências neste âmbito foi a Promoção da Saúde. Promoção da Saúde caracteriza-se pela capacidade que o indivíduo tem para alterar o comportamento, com o objetivo de potenciar a sua saúde. No âmbito da pediatria, este conceito passa pela promoção de iniciativas educativas e de apoio aos pais, com o objetivo destes proporcionarem melhores cuidados à criança. Nos diferentes módulos de estágio, foram desenvolvidas atividades, no âmbito da promoção da saúde, de acordo com as necessidades de cada local de estágio. Assim, durante o módulo I, correspondente ao estágio em cuidados de saúde primários, após elaboração do diagnóstico de situação considerou-se pertinente a intervenção no âmbito da Prevenção da Obesidade Infantil, tendo sido desenvolvido um guia orientador centrado neste tema, que contempla um folheto informativo, a ser entregue aos pais durante a consulta de saúde infantil. Foi elaborado um poster destinado às crianças, alusivo à prática de uma alimentação saudável. No módulo II, correspondente ao estágio em serviços de medicina/cirurgia, devido à população específica no local de estágio, crianças com doença crónica, foram elaborados instrumentos formativos e informativos no âmbito das crianças portadoras de estomas. Assim, foram elaborados kits de ensino com o objetivo de facilitar os ensinos realizados pela equipa de enfermagem aos pais e que consequentemente fossem facilitadores da sua aprendizagem, tornando-os autónomos nos cuidados a ministrar à criança, diminuindo o tempo de internamento e consequentemente melhorando a qualidade de vida das crianças. O módulo III, dividido em dois momentos, um correspondente ao estágio em serviço de urgência pediátrica, onde foi elaborado um poster como estratégia promotora de saúde e uma ação de formação dirigida à equipa de enfermagem sobre estratégias promotoras de saúde em serviços de urgência pediátrica e um segundo momento, correspondente ao estágio em unidade de cuidados intensivos neonatais, que não foi realizado, por ter sido concedida creditação, justificada pela experiência profissional já existente nesta área. As diferentes atividades desenvolvidas nesta unidade curricular foram fundamentais para a aquisição de competências como Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, devido às capacidades comunicacionais e relacionais desenvolvidas com a criança e sua família em diferentes idades, fases de desenvolvimento e contextos, bem como pelos conhecimentos adquiridos e experiências vivenciadas durante todo o percurso
This report appears under the curricular unit named Report, within the Master's Degree in Nursing, specialisation area of child health and pediatrics, from the Institute of Health Sciences, of the Portuguese Catholic University. The work aims to describe and reflect on the activities and experiences during the Internship subject which is divided into three stages, representing the different contexts of practice of the Nurse Specialized in Child Health and Pediatrics. This one most provide the highest possible health condition in children and young, whereby the chosen topic for competence acquisition was Health Promotion. Health promotion is characterized by the ability that the individual has to change the behaviour, in order to enhance his health. In the context of health promotion in pediatrics, this concept exists to promote educational initiatives and support for parents, with the goal of providing better care to the child. In the different internship stages, activities were developed, in the context of health promotion, according to the needs of each internship location. Thus, during stage I, corresponding to the internship focused on primary health care, after making the situation diagnosis it was decided to be relevant to intervene under the Prevention of Childhood Obesity, having been developed an orientation guide on this subject which includes a leaflet to be distributed to the parents during the childhood obesity prevention session. A poster aimed at children was developed, alluding to the practice of a healthy alimentation. In stage II, related to the internship in medical services / surgery, due its specific population, children with chronic illness, instruments of training and information have been developed in the context of children with stomas. Thus, teaching kits have been developed in order to assist the teaching carried out by nursing staff to the parents and that consequently were learning facilitators, making them independent in children care, reducing their hospitalization time and consequently improving the child’s quality of life. Stage III was divided into two periods, one corresponding to an internship in a paediatric emergency department, where a poster was developed as a strategy for health promotion and a teaching program on strategies that promote health was carried out for nursing staff and a second period, related to an internship in a neonatal intensive care unit, which was not performed, because accreditation had been granted, justified by the experience had in this area. The different activities carried out in this subject were essential for the acquisition of skills as a Specialized Nurse in the area of Child Health and Paediatrics, due to communication and relational skills developed with the child and his family at different ages, stages of development and contexts, as well as by new knowledge and experiences acquired throughout the journey
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9419
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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