Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9414
Título: Enfermagem um percurso no saber
Autor: Taveira, Carla Alexandra Oliveira
Orientador: Rocha, Lúcia
Data de Defesa: Mar-2011
Resumo: Atingir a excelência dos cuidados de Enfermagem apresenta-se como um caminho irreversível, o qual baliza a constante inquietação dos Enfermeiros na procura do conhecimento científico e da actuação profissional que maximize todos os recursos disponíveis; desta realidade advém a nossa motivação para ingressar numa área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este Relatório retrata o percurso reflexivo de aprendizagem realizado no Estágio, efectuado na Unidade de Cuidados Intensivos e, Serviço de Urgência, inserido no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem, de natureza profissional e, surge como resposta a uma exigência pedagógica no âmbito da Unidade Curricular Relatório. É constituído por uma introdução, onde se apresentam os objectivos, seguindo-se a caracterização dos módulos de Estágio efectuados, com a respectiva descrição das actividades e competências adquiridas/desenvolvidas na assistência avançada ao doente adulto e idoso com doença grave, evidenciando-se a análise crítico-reflexiva referente às mesmas, fundamentada com evidência científica. Concluímos, referindo que os objectivos foram concretizados, salientando a importância do Estágio e da elaboração deste Relatório na aquisição de competências. A metodologia adoptada foi descritiva e analitico-reflexiva tendo como alicerce, o Projecto de Estágio, os Portefólios realizados para os diferentes Módulos e o recurso à pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica e científica. Relativamente ao Estágio efectuado na Unidade de Cuidados Intensivos, fazemos uma exposição de toda a actividade desenvolvida, dando ênfase às intervenções realizadas, que permitiram o desenvolvimento de competências no âmbito da prestação cuidados ao doente adulto crítico e família. Procurando dar contributo na obtenção da excelência dos cuidados de Enfermagem elaboramos uma norma de “Profilaxia da Úlcera de Córnea no doente crítico” e, realizamos um “Guia de Acolhimento às Visitas”. Na área de gestão, elaboramos um “Plano de Integração Enfermeiros” , promovendo a homogeneidade dos processos de integração no serviço. Durante o Estágio realizado no Serviço de Urgência, tivemos várias oportunidades de aprendizagem. A prestação de cuidados ao doente adulto crítico bem como a relação com este e família foi algo que mereceu a nossa especial atenção. A nível da formação tivemos oportunidade de apresentar uma formação sobre “O Enfermeiro e a Morte”, com vista a uma reflexão acerca do tema e consequentemente a uma melhoria da prática profissional. Ainda na sequência deste propósito, elaboramos um Poster elucidativo da “Abordagem do Enfermeiro ao doente submetido a Pacemaker”. Ao longo de todo o Estágio nos diferentes Serviços demonstramos evolução na capacidade de tomada de decisão em situações complexas, tendo sempre presente uma Enfermagem avançada, autónoma, baseada nos padrões de qualidade preconizados pela Ordem, na concepção e implementação dos cuidados aos doentes. Não podemos deixar de referir a importância dada à actividade reflexiva, através do pensamento crítico e coeso que motivaram todo o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, como futuros Enfermeiros Especialistas
Achieving excellence in nursing care is presented as an irreversible path, which is the goal of the concern of nurses in the pursuit of scientific knowledge and professional conduct that will maximize all available resources, from this reality comes our motivation to enter an area of Specialization in Medical-Surgical Nursing. This report depicts the reflective journey of learning achieved in Pratical Training, made in the Intensive Care Unit and Emergency Department, inserted into the curriculum of the Masters Degree in Nursing, and professional in nature, which is a response to a requirement under pedagogical Course Report. It consists of an introduction, which presents the objectives, followed by the characterization module stage carried out with the description of activities and skills acquired / developed in the advanced care to the sick and elderly adults with severe disease, demonstrating the critical and reflective analysis related thereto, substantiated with scientific evidence. We conclude by stating that the objectives were achieved, enhancing the importance of the internship and the preparation of this report on skill acquisition. The methodology was descriptive, analytical and reflective based on, the draft internship training, the Portfolios made for the different modules and the use of literature to scientific and theoretical basis. For the Training made in the Intensive Care Unit, we present all the activities, with an emphasis on interventions that have enabled the development of skills in providing care to critically ill adults and family. Seeking to contribute in achieving the excellence of nursing care developed a standard of "Prevention of Corneal ulcer in critically ill patients," and performed a "Guide to Home Visits." In the area of management, prepared a "Plan for Integration of Nurses," promoting the uniformity of the integration processes in the service. During Training performed in the Emergency Department, we had a great amount of learning opportunities. The provision of care to critically ill adults and the relationship with their family and was something that deserved our special attention. The level of training we were able to present a training on "The Nurse and Death," with a view to a reflection on the subject and therefore an improvement of professional practice. Yet in the wake of this purpose, we developed an illustrative poster of the "Nurse's Approach to the patient receiving Pacemaker". Throughout the internship in different departments we demonstrated the capacity in the development of decision making in complex situations, bearing in mind an Advanced Nursing, autonomous, based on the quality standards recommended by the Order, in the design and implementation of patient care. We cannot fail to mention the importance given to reflective activity, through critical thinking and cohesive whole that motivated our personal and professional development as future Nursing Specialists.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9414
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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