Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9386
Título: Avaliação da eficácia de um programa de formação para professores de alunos com perturbação de hiperactividade com défice de atenção no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Leal, Maria Armanda Freire e
Orientador: Dias, Pedro Miguel Brito da Silva
Palavras-chave: Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
Programa de Formação para
Intervenção em Contexto Escolar
Avaliação da Eficácia
Attention Deficit Hyperactivity Disorder
Training Programme for Teachers
Intervention in School
Evaluate the Effectiveness
Data de Defesa: 27-Abr-2011
Resumo: A nossa investigação centra-se no estudo da Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) e na sua intervenção em contexto escolar, agregando dois propósitos: (i) Desenvolver e aplicar um programa formativo / interventivo para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico - incidindo na identificação das problemáticas decorrentes da PHDA, acrescido do treino de estratégias de utilização prática focalizadas na intervenção nos problemas comportamentais, de atenção, de leitura, escrita, matemática e de linguagem oral dos alunos com PHDA; (ii) Avaliar a eficácia do Programa de Formação e Intervenção na PHDA (PFI-PHDA) nos domínios do conhecimento do professor, das estratégias de intervenção, do comportamento e da realização académica do aluno com PHDA. O estudo envolveu 40 professores com alunos com PHDA no 1º Ciclo do Ensino Básico de 39 escolas do Norte de Portugal. Para operacionalização dos nossos propósitos recorremos ao método experimental, que nos permitiu testar a eficácia do PFI-PHDA junto de um grupo experimental (GE; 20 professores) em comparação com um grupo de controlo (GC; 20 professores). O GE usufruiu de formação durante 3 meses, distribuída por 10 sessões teórico-práticas, complementada com a intervenção na PHDA implementada por cada professor. Ambos os grupos foram avaliados em dois momentos (pré-teste e pós-teste), recorrendo a um questionário desenvolvido para o efeito e à Escala de Conners para Professores e Pais (Conners, 1997; Rodrigues, 2007). Estes dados foram analisados estatisticamente através do teste General Linear Model (GLM) para medidas repetidas e, para interpretação da intervenção implementada com os alunos, recorremos à análise de conteúdo dos dossiers de registo dos professores. Os resultados obtidos revelam, sobretudo, melhorias significativas no conhecimento dos professores do GE sobre a PHDA e no comportamento dos seus alunos, progressos na manutenção da atenção, bem como evolução ao nível da escrita, da matemática e da linguagem oral, o que não se verificou no GC. A avaliação do GE num terceiro momento (follow-up) permitiu constatar que os resultados obtidos se mantiveram três meses após terminado o programa. As principais conclusões, referem que (i) o PFI-PHDA contribuiu significativamente para a apropriação de conhecimentos sobre a PHDA, reflectindo-se na adequação das práticas educativas aos problemas advindos da perturbação, evidenciado nas melhorias significativas no comportamento, na atenção e na realização académica dos alunos com PHDA, mantendo-se os progressos decorridos 3 meses; (ii) o PFI-PHDA revelou eficácia interna e externa, desta forma é relevante para replicação a populações com características idênticas à da nossa amostra.
Our investigation is based on the study of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and on its intervention in classroom. It has two aims: (i) To create, develop and apply a Training Programme for teachers with children with ADHD in primary school – focusing on identifying problems related with ADHD, plus relevant teaching methods, strategies and practical classroom management associated with behavioural problems, and attention deficit in subjects such as reading, writing, mathematics and speech; (ii) To evaluate the effectiveness of the Training Programme in ADHD (TP-ADHD), with regard to teachers’ knowledge, techniques of intervention, children’s behaviour, and their academic results. The study involved 40 teachers with children with ADHD in primary school, in 39 schools in North Portugal. To achieve our goals, we used the Experimental Research method, which allowed testing of the effectiveness of the TP-ADHD in an Experimental Group (EG of 20 teachers), compared with a Control Group (CG of 20 teachers). The EG was given instruction for three months, divided into 10 sessions of theory and practice, including the application of strategies by each teacher in his/her own school. The asessment of both groups was divided into two parts – pre-test and post-test – and comprised of a questionnaire designed for the purpose and the Conners Parent Rating Scales and Conners Teacher Rating Scales (Conners, 1997; Rodrigues, 2007). The data was analysed statistically by means of Repeated Measures – General Linear Model (GLM) test. In order to interpret information on the intervention on ADHD in the classroom, we analysed the reports made by the teachers. Results revealed that there had been significant improvement in teachers’ knowledge about ADHD on the EG, and significant improvement in their children’s behaviour, as well as progress in children’s attention, writing, mathematics and speaking. These improvements were not detected in the CG children. A third part of the EG evaluation (follow up) confirmed that the results obtained continued for three months after the end of the programme. The main conclusions indicate that (i) the TP-ADHD programme contributes significantly to increases in knowledge about ADHD and has direct effects on the adjustment of educational practices to problems arising from ADHD. This is demonstrated by the progress in behaviour, attention and academic accomplishments of children with intervention on ADHD, whose results were continued for a period of three months after the end of the programme; (ii) the TP-ADHD programme revealed both internal and external effectiveness and thus becoming suitable for application to populations with features identical to those of our sample.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9386
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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