Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9377
Título: Caminhos do cuidar
Autor: Silva, Maria Adelaide Gaspar Quinto Pacheco da
Orientador: Madureira, Manuela
Data de Defesa: Abr-2011
Resumo: A prática dos cuidados de enfermagem possibilitam um especial encontro entre uma pessoa que é cuidada e a pessoa que cuida. Cruzamos o caminho de alguém e procuramos faze-lo numa perspectiva de cuidados, portadora de sentido e de ajuda com disponibilidade para com a pessoa cuidada. Para conseguir cuidar do outro devemos de forma sistematizada questionarmos, reflectirmos e aplicarmos os conceitos teóricos apreendidos mobilizando as competências adquiridas. A elaboração deste relatório não é apenas uma descrição das actividades desenvolvidas mas acima de tudo possibilitou uma reflexão, avaliação e registo de todo um percurso de formação que culminou com a aquisição de novas competências por um lado e com aplicação de outras já adquiridas, através das práticas clínicas sempre acompanhadas de formação contínua. Tal como muitos outros, sinto mais do que nunca uma necessidade cada vez maior de reflectirmos e agirmos sobre a atenção humanizada que devemos disponibilizar ao outro. O contexto económico actual serve para justificar acções que não o conseguimos fazer de outra maneira. A componente prática do Curso incidiu sobre a prestação de cuidados a doentes de médio/alto risco e família, quer num Serviço de Urgência quer numa Comissão de Controlo de Infecção. Ambos foram vistos como novos desafios e possibilitaram o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais na Área de Especialização Médico - Cirúrgica. As competências da área da gestão foram adquiridas em contexto de trabalho onde sempre me foi dada a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido através da formação continua. Em relação á área da formação esta têm tido uma importância no meu percurso de vida pois acredito só por esta via podermos prestar cuidados de enfermagem avançada e sermos motores de mudança. Para terminar este percurso com sucesso foi indispensável seguir um caminho da investigação ou seja prestamos cuidados baseados na evidência de uma forma sistemática e intencional no sentido de acrescentar valor ao conhecimento já adquirido. Partilhar este caminho convosco é o desafio que vos deixo.
The practice of nursing care possibite a special meeting between a person who is cared and the caregiver. We crossed someone and we try to do it in a perspective of care, with sense and willingness to help with the person cared for. To caring for others should be able to questioning systematically, reflect and apply the theoretical concepts learned, mobilizing skills acquired. The preparation this report is not only a description of activities developed but most of all possible reflection, evaluation and registration of a lifetime of training that culminated with the acquisition of new skills on the one hand and application of other skills already acquired, through clinical practice always accompanied by training. Like many others, I feel more than ever a need to the availaze to the other. The current economic situation servs to justify actions that can’t do otherwise. The practical component of the course is focused on the care of patients with medium/high risk and family, either in emergency or committee on infection control. Both were seen as new challenges and enable the development of technical skills and relational specialization in medical – surgical. The powers of the management area were acquired in the context of work where ever I was given the opportunity to put into practice all theoretical knowledge acquired though training. In relation to the training area that has had an importance in my life path because I believe only in this way to provide care advanced nursing and be engines of change. To complete successfully this course was essential to follow a way of research provide evidence-based care in a systematic and intentional in the sense of adding value to already acquired knowledge. Sharing this journey is the challenge I leave you
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9377
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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