Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9374
Título: Relatório de estágio
Autor: Lourenço, Mara Alexandra Mateus
Orientador: Nunes, Elizabete
Palavras-chave: Aleitamento materno
Promoção
Apoio
Suporte
EESIP
Breastfeeding
Promoting
Protecting
Supporting
Specialist Nurses in Pediatrics and Infants Health
Data de Defesa: Fev-2011
Resumo: O presente relatório surge na sequência de um projecto de estágio que decorreu em três módulos distintos, subordinado ao tema “aleitamento materno” e pretendeu-se durante o estágio “desenvolver competências de enfermagem avançada na assistência à criança/família na amamentação, através da promoção, suporte e apoio ao aleitamento materno, nos diferentes contextos da prática profissional, no âmbito das funções atribuídas ao EESIP”. A escolha da temática deriva de uma inquietação pessoal pela constatação da inexistência de medidas concretas e efectivais direccionadas para esta prática, comprovada pela evidência científica que demonstra taxas actuais de aleitamento materno muito baixas, estando estas assim, longe das metas definidas pelas estruturas de saúde nacionais e internacionais em termos de orientações para a alimentação infantil. O estágio teve como orientação teórica o Modelo de Promoção da Saúde de PENDER, estando sempre inerente o modelo conceptual dos cuidados pediátricos que encara a criança/família como o centro das intervenções, na medida em que são os pais os melhores prestadores de cuidados e a parceria e negociação, como as principais estratégias para alcançar um nível máximo do estado de saúde pessoal. Na Unidade de Saúde da Castanheira, destaco o estudo sobre a prevalência do AM que permitiu conhecer a população infantil em termos de taxas de amamentação e redefinir estratégias de actuação em torno desta temática e os instrumentos desenvolvidos para a Consulta de Saúde Infantil e Cantinho da Amamentação e que muito contribuíram para uma metodologia de trabalho eficaz baseada numa abordagem sistematizada da criança/família em contexto de aleitamento, facilitando o levantamento de necessidades e o planeamento dos cuidados; na Urgência Pediátrica, a elaboração de um Manual de Procedimentos para a criança/família amamentada e uma norma sobre manipulação de leite humano de forma a uniformizar procedimentos e a garantir segurança e qualidade no seu manuseamento e administração; na Neonatologia, a sensibilização da equipa para a administração de leite humano pasteurizado em RN prematuros e doentes, uma prática alternativa ao leite de fórmula e com inúmeros benefícios e ainda, um contributo de investigação para o conhecimento da prevalência do AM na unidade e por fim, em contexto profissional, a criação do “Cantinho da Amamentação” e a elaboração de um Guia Orientador de Boas Práticas para a criança/família amamentada em contexto de hospitalização, inseridos na implementação de uma politica efectiva de promoção e apoio ao AM no Serviço de Pediatria, no sentido de intervir sobre os condicionalismos da hospitalização nesta prática. A metodologia de trabalho utilizada incorporou uma constante análise reflexiva das situações vivenciadas, da experiência profissional e da evidência científica existente, sendo possível ao longo do percurso realizado, demonstrar a capacidade para identificar problemas e tomar decisões assim como a importância das intervenções implementadas e da sua aplicabilidade em contextos tão específicos. Desta forma, concluo que os objectivos definidos foram pertinentes e alcançados, produzindo ganhos em saúde e simultaneamente promotores do desenvolvimento de competências especializadas
This report was prepared as a conclusion of an internship which was developed in three parts and dealt with breastfeeding. During the internship several actions were taken towards promoting, protecting and supporting breastfeeding in several contexts of professional practice for Specialist Nurses in Pediatrics and Infants Health. The choice of this theme emerged from a personal concern regarding the absence of real measures aimed at this practice, confirmed by scientific evidences that show low rates of breastfeeding. These low rates are far from the guidelines concerning infant feeding recommended by the national and international health structures. The internship was based on the theoretical framework of PENDER, using its reference for welfare, and approaching pediatric therapeutics in a way that not only each child but also their families are the focus of attention, in the sense that parents are the best carers, and establishing a partnership with them making this the best strategy to maximize welfare. In the context of primary health care, I emphasize the study of the prevalence of breastfeeding and the instruments developed for Nursing Consulting which contributed to an effective work, based on a systematic and methodological approach to child and family in the context of breastfeeding, making it easier to detect the needs and planning the necessary care. In a Pediatric Emergency, the preparation of a Procedures Manual for the child / family which was breastfed and a protocol regarding the manipulation of human milk, in order to standardize procedures and guarantee the quality of the milk while its being handled and administrated. In Neonatology, the awareness of the staff regarding the administration of pasteurized human milk to preterm and sick children is a practical alternative to milk formula with numerous benefits. It is also a contribution to research in order to establish the prevalence of breastfeeding. In a professional context, the creation of «Space Breastfeeding" and the elaboration of a Guide to Good Practice Guidance for the child and family which was breastfed in the hospital context, dedicated to implementing an effective policy to promote and support the breastfeeding in the Department of Pediatrics and to interfere in the constraints of hospitalization in this practice. The work method selected included a continuous analysis of observations during the internship; it was supported by professional experience and based on the available scientific evidence. During the course of this project it was possible to demonstrate the ability to identify problems and make decisions, as well as the importance of selected actions and their applicability. As a conclusion, the defined objectives at the beginning of this project were achieved and they improved children health and personal development, it can be concluded that this was a valuable and significant project
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9374
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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