Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9371
Título: Relatório de estágio
Autor: Rodrigues, Vera Filipa Ferreira
Orientador: Vidal, Teresa Rasquilho
Palavras-chave: Necessidade de Saúde Especial
Asma
Saúde Escolar
Ambiente escolar
Ambiente doméstico
Família
Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar
Special health needs
Asthma
School health
School environment
Family
Dynamic Model of Evaluation and Family Intervention
Data de Defesa: 19-Dez-2011
Resumo: O estágio desenvolveu-se em três módulos, sendo os dois primeiros no âmbito da saúde escolar e o terceiro num projecto de intervenção comunitária de uma Câmara Municipal. A Intervenção na escola acontece no ACES Oeste Sul, onde parecia não existirem crianças com necessidades de saúde. Com o estudo realizado identificaram-se, num dos agrupamentos de escolas, 92 crianças com necessidades de saúde variadas, sendo as patologias do foro respiratório as prevalentes e a asma a mais significativa. Ao estudar as crianças com asma, verificou-se que 18,5% delas não são seguidas em consulta de especialidade, sendo as que mais recorrem ao serviço de urgência; nenhuma criança tem plano de saúde individual instituído; e a totalidade está diariamente em presença de inúmeros factores precipitantes de asma, quer no ambiente doméstico, quer no escolar. Decorrente deste diagnóstico de situação, definiram-se objectivos e actividades, que visaram fazer face a esta problemática. Deste modo o I e II módulos de estágio tiveram como principais objectivos: promover o encaminhamento das crianças asmáticas não seguidas em consulta de especialidade; estabelecer planos de saúde individuais às crianças com asma; promover a aquisição de capacidades e conhecimentos sobre asma à comunidade local e intervir em factores de risco ambientais de asma no ambiente escolar. Para a consecução destes objectivos foi agilizado o encaminhamento das crianças asmáticas não seguidas em consulta de especialidade, foram realizadas visitas domiciliárias, desenvolvidas sessões de esclarecimento sobre asma e construído e implementado um “Manual de Boas Práticas de Higienização do Ambiente Escolar”. O III módulo de estágio foi realizado na Câmara Municipal de Peniche, integrando o projecto GPS – Gestão de Proximidade para a Sustentabilidade. Processou-se a partir das necessidades sentidas pela equipa multidisciplinar, de modo a proporcionar uma resposta mais eficaz, a uma problemática existente em bairros de habitação social da cidade. Desta problemática, destaca-se que dos agregados familiares estudados, 20% são constituídos por elementos com dependência nas actividades de vida diária e consumo de substâncias ilícitas; cerca de 50% são constituídos por elementos com idade >18 anos, que não têm nível de escolaridade adequado à idade; em 40% existe situação de desemprego e 74% têm um rendimento per-capita (mensal) <189.52€. Perante estes resultados, foi realizada uma intervenção na problemática de uma família, recorrendo-se ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, tendo-se desenvolvido um plano de cuidados de enfermagem dirigido à família, com base nos diagnósticos de enfermagem elaborados, a fim de fazer face às necessidades identificadas
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9371
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations



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