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Título: Formação em empresa : opções, conceções e práticas
Autor: Fonseca, Joana Serrão Henriques
Orientador: Fonseca, António
Data de Defesa: Jul-2012
Resumo: A presente investigação teve como principal objetivo a compreensão da relevância da formação profissional numa empresa do setor da distribuição alimentar, bem como a análise da forma como esta foi implementada, especificamente no curso de operador de loja, tendo em conta os pontos de vista de diversos atores: gestores de formação, formadores e formandos. De acordo com Velada (2007), é importante que as empresas apostem na formação profissional dos seus colaboradores, pois desta forma o seu desempenho organizacional também evolui. Deste modo, recorreu-se à metodologia qualitativa, nomeadamente às técnicas da entrevista, observação e análise documental. Para as entrevistas elaborou-se um guião de entrevista semiestruturado e, na observação, recorreu-se à observação participante e não participante, das quais surgiram notas de terreno. De forma a obter a perspetiva de diferentes atores envolvidos no planeamento e operacionalização do ciclo formativo, em diferentes momentos, entrevistou-se a diretora de recursos humanos, a técnica de formação, um formador eventual, uma formadora permanente e três formandos (sendo que para estes optou-se pela entrevista de grupo). Foram observadas formações em sala, de cariz teórico, e formações na loja-escola, de vertente prática. Foi possível perceber que o processo de formação profissional dos colaboradores da organização é estrategicamente privilegiado pela empresa. No entanto, embora algumas etapas do ciclo formativo sejam cumpridas, estas não são operacionalizadas da forma mais adequada. Pelos discursos dos formandos que se disponibilizaram a participar na investigação, percebeu-se que estes poderiam ter um papel mais ativo na proposta de melhorias do planeamento e operacionalização da formação na empresa
The present research aimed to understand the relevance of the vocational training in a company of food distribution, as well as analyze how it was implemented, specifically in the course of shop operator, taking into account the views of various actors: managers, trainers and trainees. According to Velada (2007), it is important that the companies engage in the vocational training of their employees, because this way their organizational performance also improves. Thereof, we used the qualitative methodology, including techniques of interview, observation and document analysis. For the interviews was elaborated a semi-structured interview guide and, in the observation, we used participant observation and non-participant observation, which resulted in field notes. In order to get the perspective of different actors involved in the planning and operation of the training cycle, at different times, I interviewed the director of human resources, the technical training, an eventual trainer, a permanent trainer and also three trainees, for whom I chose the group interview. Theoretical formations were observed in the classroom, and practical ones on the job. It was possible to observe that the process of training the employees of the organization is strategically privileged by the company. However, whilst some stages of the training cycle are fulfilled, they are not operationalized as appropriate. By the speeches of the trainees who agreed to participate in the research, it was realized that they could have had a more active role in the proposal of improvements to the planning and operation of the company training.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9303
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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