Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9266
Título: Aprendizagem baseada em problemas no desenvolvimento profissional contínuo médico : uma experiência
Autor: Oliveira, Miguel Nuno Monteiro Rebocho de
Orientador: Caldas, Alexandre Castro
Data de Defesa: 2009
Resumo: O papel da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no desenvolvimento profissional contínuo médico ainda não está definido e constitui tema de debate pleno de actualidade. Foi propósito deste estudo quase experimental efectuar uma avaliação de várias dimensões de um novo curso de formação pós-graduada conforme com a metodologia ABP, destinado a médicos da área de Medicina Geral e Familiar (MGF) da região da grande Lisboa, que abordou patologias comuns comprometendo o sistema visual. Procurou-se avaliar a aquisição de conhecimentos factuais de curto prazo e conhecer a avaliação de várias dimensões feita pelos participantes, relativamente às diferentes sessões do curso enquanto o mesmo decorreu. Cinco a sete meses após a acção de formação avaliou-se a opinião dos participantes sobre a metodologia usada e procurou-se evidência de alteração de desempenho médico. O desenho do estudo contemplou um pré e pós-teste para a avaliação de conhecimentos, um questionário administrado em cada sessão para avaliação da mesma, e uma entrevista telefónica semiestruturada para a avaliação de follow-up. Utilizaram-se métodos quantitativos e qualitativos de tratamento de dados. De uma população de vinte e quatro médicos inscritos constituíram-se dois grupos de doze, um efectuou a formação em Março de 2007, tendo o outro (que constituiu grupo de controlo na dimensão conhecimentos factuais) feito formação idêntica em Abril de 2007. Concluiu-se que: 1) existe moderada evidência de ganho de conhecimentos factuais imediatamente após a intervenção; 2) existe evidência de avaliação positiva das dimensões: articulação das actividades da acção de formação com a prática profissional, contributo para o desenvolvimento profissional, reconhecimento de efeitos da intervenção; 3) existe forte evidência de agrado e satisfação com o curso em geral e com a sua metodologia em particular; 4) existe evidência da preferência desta metodologia sobre outras já experimentadas em formações pós-graduadas; 5) existe moderada evidência de efeitos no desempenho médico.
The role of problem-based learning (PBL) in continuing professional development (CPD) has not yet been established and is currently the subject of much debate. The objective of this quasi-experimental study was to evaluate several dimensions of a new postgraduate training course for general practice and family practice physicians in the Lisbon metropolitan area covering common conditions that affect visual system and which used PBL methodology. The study aimed to evaluate the acquisition of short term factual knowledge and to find out how the participants rated the different sessions of the course on various dimensions while it was taking place. Between five and seven months after completion of the training, the participants’ opinions regarding the methodology used and evidence of changes in the physicians’ performance were evaluated. The study design included a pre-test and post-test to evaluate knowledge, a questionnaire administered to evaluate each session and a semi-structured telephone interview for follow-up evaluation. Quantitative and qualitative methods of data processing were used. Out of a population of twenty-four doctors registered for the course, two groups of 12 were formed. One group did the training in March 2007 and the other (which served as the control group for the factual knowledge dimension) had identical training in April 2007. The following was found: 1) there is moderate evidence of an increase in factual knowledge immediately following the intervention; 2) positive evaluations were observed on the following dimensions: articulation of the training with professional practice, contribution towards professional development, recognition of the effects of the intervention; 3) there is strong evidence of satisfaction with the course in general and with this method in particular; 4) there is evidence that this method is preferred over others experienced in previous postgraduate training; 5) there is moderate evidence of its having an effect on doctors’ performance.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9266
Aparece nas colecções:ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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