Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9262
Título: Relatório de estágio
Autor: Pinto, Patrícia Ferreira
Orientador: Festas, Constança
Data de Defesa: Mai-2012
Resumo: A Enfermagem regista evolução a nível da respectiva formação de base, da complexificação e dignificação do seu exercício profissional, que torna imperioso reconhecer como de significativo valor o papel do enfermeiro no âmbito da comunidade científica de saúde e no que concerne à qualidade e eficácia da prestação de cuidados de saúde. A Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria visa especificamente a aquisição, desenvolvimento e integração de saberes para a assistência de Enfermagem avançada ao recém-nascido, criança e adolescente, especialmente dirigida para a promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e doença, revelando uma maior apropriação, por parte dos enfermeiros especialistas de uma concepção de cuidados sustentada numa conceptualização científica dos cuidados, daí infere-se o contributo numa melhor prática de cuidados em saúde, neste contexto de desenvolvimento insere-se o presente relatório. O curso contempla uma parte teórica e uma parte prática de estágio, que incorpora 3 módulos. O estágio no Serviço de Internamento Pediatria do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, E.P.E. – Hospital S. Sebastião, E.P.E. correspondeu ao Módulo II – Serviço de Medicina e Cirurgia em contextos de doença aguda e crónica, decorreu de 19 de Abril a 19 de Junho de 2010. O estágio no Serviço de Urgência Pediátrico e no Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, E.P.E. – Hospital S. Sebastião, E.P.E. corresponde ao Módulo III, decorreu de 04 de Outubro a 26 de Novembro de 2010. O estágio na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, E.P.E.– USF Horizonte, corresponde ao Módulo I – Saúde Infantil, decorreu de 29 de Novembro de 2010 a 29 de Janeiro de 2011. No relatório tive como princípio que fosse um documento personalizado do percurso de aprendizagem, rico e contextualizado, fruto de reflexões, contendo documentação organizada, compilando o seu contributo na aquisição de competências como Enfermeiro Especialista. A metodologia utilizada foi a descritiva, com o intuito de obter uma melhor exposição e compreensão do relatório. Para percepção da integralidade das relações entre a minha prática e o meu desenvolvimento, concebi o relatório procurando enquadrar o contexto dos cuidados de saúde, apresentando uma abordagem com ênfase na realidade vivenciada. Neste caminho em evolução para uma prática cada vez mais baseada na teoria de Enfermagem, incorporando os modelos expostos nos modelos em uso, no sentido de uma “Enfermagem Avançada”, com mais competências para o desempenho centrado numa lógica conceptual, tendo por “core” o diagnóstico e a assistência em face das respostas humanas e mais competências de tomada de decisão. O curso e o estágio permitem-me concluir que o enfermeiro especialista pode desempenhar um papel importante na promoção da investigação, na evolução do conhecimento e na motivação para a melhoria da qualidade dos cuidados junto dos demais colegas, sejam enfermeiros, médicos ou outros profissionais.
Nursing progress notes evolution at their training base, at the complexity and dignity of their professional practice, which makes it imperative to recognize the significant value as the nurse’s role in the scientific community of health and regarding the quality and effectiveness of provision health care. The Specialization in Child Health Nursing and Pediatrics specifically targets the acquisition, development and integration of knowledge for advanced nursing care to newborns, children and adolescents, particularly directed to the promotion of development and adaptation to the processes of health and illness, revealing a greater ownership, by specialist nurses with a concept of care supported by a scientific conceptualization of care, then we can infer the contribution of best practice in health care in this context development is part of this report. The course includes both theoretical and a practical stage, which incorporates 3 practical modules. The internship in the Department of Inpatient Pediatrics, no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, EPE – Hospital S. Sebastião, corresponds to Module II - Medical and Surgical Service in settings of acute and chronic, held from April 19 to June 19 of 2010. The internship in the Emergency Pediatric Service and Neonatology Service, no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, EPE – Hospital S. Sebastião, corresponds to Module III, held from 04 October to 26 November 2010. The stage in the Local Health Unit of Matosinhos, EPE – USF – Horizonte, corresponds to Module I - Child Health, and held from 29 of November of 2010 to 29 of January of 2011. This report had a principle that would be a personalized learning plan, and rich in context, the result of reflections, containing documentation organized, gathering their input in the acquisition of skills as Nurse Specialist. The methodology used was descriptive in order to get a better exposure and understanding. For perception of the relationship between my practice and my development, it conceived the report frame looking for to fit the context of health care, with an approach with an emphasis on the experienced reality. In this evolving path to a growing practice based in nursing theory and incorporating the models on display models in use, to an "Advanced Nursing", with more powers for the performance centered on a conceptual logic, with the core diagnosis and assistance in the face of human responses and more powers of decision making. The course and stage allow me to conclude that the nurse can play an important role in promoting research in the evolution of knowledge and motivation to improve the quality of care among other peers, are nurses, doctors or other professionals
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9262
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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