Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9239
Título: Entrevista forense com crianças abusadas : contributos para a adaptação do protocolo do NICHD ao contexto português
Autor: Pacheco, Raquel Cunha
Orientador: Matos, Raquel
Ribeiro, Catarina
Palavras-chave: Abuso de crianças
Entrevista investigatória
Vvitimização secundária
Protocolo de entrevista forense do NICHD
Child abuse
Forensic interviews
Secondary victimization
The NICHD forensic interview protocol
Data de Defesa: Jul-2012
Resumo: O abuso de crianças revela-se como um problema a nível mundial, afetando milhões de crianças todos os anos. Provas médicas são escassas, sendo a criança, na maioria das vezes, a única fonte de informação disponível. Este fenómeno demonstra a sua delicadeza através das dinâmicas da situação abusiva que acarreta bem como do contexto de secretismo e das consequências psicológicas em que se inscreve. Assim, a entrevista investigatória com a criança abusada é um método que deve ser tido por excelência. Pelas limitações que certas técnicas de investigação têm vindo a demonstrar, foi construído um protocolo de entrevista forense (pelo NICHD - National Institute of Child Health and Human Development) com vista o aumento da organização e da qualidade da entrevista. Para além de evitar a vitimização secundária da criança, tantas vezes presente nestes casos, o protocolo tem como objetivo a implementação de uma entrevista de carácter urgente, socorrendo-se do máximo de questões abertas e do mínimo de informação introduzida pelo entrevistador. Para além do levantamento dos benefícios da aplicação deste protocolo conseguidos ao longo dos anos, pretende-se que, com o presente estudo, se contribua para a adaptação e aplicação do protocolo do NICHD ao contexto português e se compreenda a relação entre a tipologia de questões utilizadas pelo entrevistador e a forma como a criança tende a responder a esta tipologia. Através da entrevista a uma amostra de 13 crianças alegadamente vítimas de abuso sexual ou físico, fez-se uma análise quantitativa e uma análise de conteúdo tradicional de cariz qualitativo para a compreensão da tendência dos entrevistadores em utilizar certas questões, a influência que o seguimento das orientações do protocolo pode ter na prestação da criança e certas dinâmicas envolvidas na entrevista.
Child abuse is a worldwide problem, affecting millions of children every year. Medical evidence is rare, being the child most often the only source of information available. This phenomenon demonstrates its sensitivity through the dynamics of the abusive situation, the secret context and psychological consequences as it is part. The investigatory interview with the abused child is an approach to be taken for excellence. The limitations that certain investigative techniques have been demonstrated throughout the literature reveal a necessity to build an interview protocol (NICHD’s - National Institute of Child Health and Human Development) in order to increase the organization and the quality of the interview. In addition to avoid secondary victimization, often present in such cases, this protocol aims to implement an urgent interview that highlights the presence of open ended questions, and absence of information introduced by the interviewer. For a survey of the benefits of applying this protocol, it is intended that the present study improve the adaptation and application of the NICHD protocol to the Portuguese context and understand the relationship between the types of questions used by the interviewer and how the child tend to respond them. Through interviews with a sample of 13 children alleged victims of sexual or physical abuse, with a quantitative analysis and a traditional content analysis of a qualitative nature, we intend to understand the influence that following the guidelines of the protocol may have on the child’s words and certain dynamics involved in the interview.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9239
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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