Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9236
Título: Educação para a saúde da criança e família
Autor: Inácio, Ana Teresa
Orientador: Lourenço, Margarida
Palavras-chave: Criança
Educação para a Saúde
Enfermeiro Especialista em SaúdeInfantil e Pediatria
Parentalidade
Transições
Child
Health Education
Specialist Children’s Nurse
Parenting
Transitions
Data de Defesa: Mai-2011
Resumo: O exercício da parentalidade pressupõe a vivência de processos de transição que são condicionados pela preparação e conhecimento da criança e família. A educação para a saúde tem um papel fulcral ao influenciar e determinar o quão a pessoa está preparada e o conhecimento que possui face a uma determinada situação. Alicerçada a um modelo de parceria e com vista à capacitação, a educação para a saúde da criança e família é determinante na intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria. O presente relatório surge na sequência da implementação do projecto de estágio e retrata o caminho experienciado nos diferentes contextos de assistência à criança e família com vista ao desenvolvimento de conhecimentos,capacidades e competências no que concerne ao papel e intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediatria, no âmbito da educação para a saúde da criança e família. Parti de uma contextualização rumo a uma descrição e reflexão crítica do percurso vivido, enaltecendo as competências adquiridas e desenvolvidas como enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria. Privilegiando o planeamento em saúde, realço a procura sistemática de oportunidades de promoção da adopção de comportamentos potenciadores da saúde da criança e família. Destaco a elaboração do guia orientador da visita domiciliária ao recém-nascido e família no âmbito dos cuidados de saúde primários, na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Santo Condestável (Módulo I). No contexto de internamento pediátrico, no Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta (Módulo II), saliento a definição de estratégias educativas promotoras de hábitos alimentares saudáveis. Na Urgência Pediátrica do Hospital Cuf Descobertas (Módulo III), a dinamização da sala de aerossóis culminou com a gestão do meio envolvente da criança e família, contribuindo para a promoção e protecção da sua saúde. A par da experiência profissional e formação pós-graduada, as componentes educativa e reflexiva foram cruciais no desenvolvimento de competências de natureza científica, técnica, relacional, cultural e ética na assistência de enfermagem avançada à criança, família e comunidade.
The exercise of parenthood implies the existence of transitions that are conditioned by the preparation and knowledge of the child and family. The health education has a pivotal role in influencing and determining how the person is prepared and the knowledge that has to face a given situation. Founded on a partnership model and to build capacity, the health education of the child and family is crucial to the operation of specialist children’s nurse. This report follows the implementation of the internship project and portrays the path experienced in different contexts of child and family care to develop knowledge, capabilities and skills regarding the role and intervention of specialist children’s nurse within the health education of the child and family. I left a background towards a description and critical reflection of course lived, extolling the skills acquired and developed as specialist children’s nurse. Focusing on the health planning, I highlight the systematic search for opportunities to promote adoption of behaviors that enhance child and family health. I highlight the preparation of the guide to home visits to newborn and family within the primary health care, in Unit of Personalized Healthcare Santo Condestável (Module I). In the context of pediatric hospitalization, in Pediatric Cardiology Department at the Hospital of Santa Marta (Module II), I enhance the definition of educational strategies that promote healthy eating habits. In Pediatric Emergency at the Hospital Cuf Descobertas (Module III), stimulating the ambience in the aerosol room culminated in the management of the environment of the child and family, contributing to the promotion and protection of their health. Alongside with the professional experience and postgraduate training, educational and reflective components were crucial in developing of scientific, technical, relational, cultural and ethical skills in advanced nursing care to the child, family and community.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9236
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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