Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9215
Título: As tecnologias de informação e comunicação nas áreas curriculares do 1º ciclo do ensino básico da região autónoma da Madeira análise do trabalho colaborativo entre professores
Autor: Freitas, Sandra Maria Aguiar Abreu
Orientador: Lagarto,José
Spínola, Teresa
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação
Cooperação
Colaboração
Team Teaching
Par Pedagógico
Transversalidade
Primeiro Ciclo do Ensino Básico
Data de Defesa: Set-2011
Resumo: Pretendemos, através deste estudo, explicar de que forma o trabalho desenvolvido em par pedagógico no âmbito da integração das TIC nas áreas curriculares do primeiro ciclo do ensino básico na Região Autónoma da Madeira contribui para o desenvolvimento de competências TIC de professores e alunos. Esta é a questão central que abordamos neste trabalho, o qual, entre outros pontos, através de entrevistas exploratórias semi-estruturadas e inquéritos realizados junto dos professores de TIC e dos professores titulares de turma do primeiro ciclo do ensino básico, pretende analisar até que ponto as acções desenvolvidas se efectivam de forma coordenada, em parceria, colaboração e cooperação entre pares pedagógicos. Abordamos também a partilha de experiências e novos conceitos na educação, como o team teaching. Este estudo é de carácter exploratório, com recurso aos métodos qualitativo e quantitativo. A amostra é constituída por 74 professores que responderam ao questionário, dos quais 46 são professores de TIC e 28 são professores titulares de turma. Após a recolha dos dados e respectiva análise, torna-se mais claro compreender o trabalho realizado em parceria pedagógica. No parecer dos professores titulares de turma, a experiência do trabalho em par pedagógico veio ajudar a reconhecer que as TIC, como recurso e estratégia, são uma mais-valia para a prática lectiva, já que possibilita aos professores sentirem-se mais apoiados. As TIC permitem a articulação de competências – competências das TIC com as das áreas curriculares. A grande maioria dos docentes de TIC, com a experiência do trabalho em par pedagógico, admitem adquirir e desenvolver mais competências no âmbito das TIC, sentir-se motivados para trabalhar em colaboração com outros docentes e conhecer as vantagens pedagógicas do uso das TIC nas áreas curriculares com os alunos
The main goal of this work is to explain in which way the work developed in pedagogical pair concerning the integration of the Information and Communication Technologies (ICT) in the curricular areas in Madeira Island Primary School contributes to the development of teachers and students skills. This is the main issue that we discuss in this work, as many others, through semi-structured exploratory interviews and questionnaires developed to ICT teachers and titular class teachers in the 1st cycle on basic education. Besides that, we want to analyze how far the developed actions are effective in a co-ordinated way, in association, collaboration and cooperation between pedagogical pairs. We also talk about the share of experiences and new concepts in education, as team teaching. This study is of exploratory nature, with the use of qualitative and quantitative methods. The sample is made up of 74 teachers that answered the questionnaire. Thus 46 are ICT teachers and 28 are titular class teachers. After the data research and its analyses, it is easier to understand the work that was made in pedagogic pairs. As far as class titular teachers are concerned, the work experience of pedagogic pair came to help to recognize that the ICT, as a resource and strategy, are a surplus value to teaching and thus, they feel more supported. The ICT allows articulation the skills - ICT areas with the skills in the curricular areas. The great majority of ICT teachers, with the work experience in pedagogical pair, acknowledge to acquire and develop more competences concerning the ICT. They also feel motivated to work in collaboration with other teachers and know the pedagogic advantages of the use of the ICT in the curricular areas with students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9215
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_mestrado_sandra.pdf2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.