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Título: "Malcata life village – proposta de um modelo de negócio"
Autor: Farinha, Luís
Carvalho, Pedro
Palavras-chave: Empreendedorismo
Modelo de negócio
Turismo
Entrepreneurship
Business model
Tourism
Data: 2011
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
Citação: FARINHA, Luís ; CARVALHO, Pedro - "Malcata life village – proposta de um modelo de negócio". Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 19 (2011), p. 37-65.
Resumo: A par das dificuldades económicas e financeiras que dominam o panorama internacional, Portugal não foge à regra, vendo a sua economia mergulhada numa crise profunda, marcada pelo elevado nível de preços das matérias-primas, com repercussões negativas ao nível da competitividade empresarial e níveis de empregabilidade. Atendendo a estas vicissitudes económicas e sociais, impera redescobrir novos modelos de negócio em área estratégicas para o desenvolvimento do país e em particular das regiões mais desfavorecidas. Surge assim o Turismo como elemento estratégico no desenvolvimento da economia nacional, associado a uma variedade de produtos identificados no âmbito do Plano Estratégico Nacional para o Turismo. Analisando a evolução global do envelhecimento populacional, com especial destaque no território europeu, ibérico e nacional, importa saber explorar este fenómeno social enquanto fonte de oportunidades a ter em conta no design de novos modelos de negócio, associando-o às novas tendências de consumo manifestadas pelos potenciais clientes. É neste sentido, que no domínio das diferentes vertentes do turismo, onde se inclui o turismo de saúde e bem-estar, o turismo médico, o alojamento, o turismo de negócios e touring cultural e paisagístico, que o modelo de negócios proposto identifica uma solução de investimento, a ter lugar numa região deprimida do nosso país – a região da raia central, em Malcata, Concelho do Sabugal. Alongside the economic and financial difficulties that dominate the international scene, Portugal is no exception, seeing its economy plunged into deep crisis, marked by the high prices of commodities, with negative repercussions in terms of business competitiveness and levels of employability. Given these economic and social vicissitudes, it urges to rediscover new business models in areas strategic for the development of the country, particularly in the poorest regions. Tourism emerges thus as a strategic element in the development of national economy, combined with a variety of products identified under the National Strategic Plan for Tourism. Analyzing the evolution of the global population aging, with special emphasis on European territory, Iberian and national, it matters to know to explore this social phenomenon as a source of opportunities to consider in the design of new business models, associating it with the new consumer trends as manifested by potential customers. It is this sense that the different sections in the field of tourism, which includes the health tourism and wellness, medical tourism, accommodation, tourism and touring business and cultural landscape, the business model proposed identifies a investment solution, taking place in a depressed region of our country - the region of central border area in Malcata, Sabugal province.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9172
ISSN: 0872-556X
Aparece nas colecções:RGD - Nº 019 (2011)

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