Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9160
Título: Canções de amor, desejo e perda: os blues em três romances de Toni Morrison
Autor: Mancelos, João de
Palavras-chave: Música
Blues
Toni Morrison
Identidade
Music
Identity
Data: 2011
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Letras
Citação: MANCELOS, João de - Canções de amor, desejo e perda: os blues em três romances de Toni Morrison. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 20 (2011), p. 77-97.
Resumo: A música afro-americana constitui uma presença recorrente nos romances de Toni Morrison: os blues e o jazz em The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) e Love (2003); a música folk em Song of Solomon (1977); as canções de trabalho em Beloved (1987); a música clássica em Tar Baby (1981); e cantos tribais em A Mercy (2008). Neste artigo, focarei os blues, um estilo menos estudado no contexto da produção literária morrisoniana, e que suscita novas leituras nos romances The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) e Love (2003). O meu objetivo é responder a várias perguntas essenciais: quais as funções e significados dos blues no conteúdo das narrativas morrisoniana? Como influencia este género o estilo e as estruturas dos romances da autora? A que experiências individuais ou históricas negras se associa? Para abordar estes assuntos, recorrerei à literatura, música e história, compondo, nota a nota, as minhas respostas. African American music constitutes a recurring presence in Toni Morrison's novels: blues and jazz in The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) and Love (2003); folk music in Song of Solomon (1977); work songs in Beloved (1987); classical music in Tar Baby (1981); and tribal chants in A Mercy (2008). In this article, I will focus on the blues, a style that has been less studied in the context of Morrisonian literary production, and which encourages new readings in the novels The Bluest Eye (1970), Jazz (1992) and Love (2003). My aim is to answer several essential questions: what are the functions and meaning of the blues in the contents of Morrison's narratives? How does this musical genre influence the style and structures of the author's novels? What individual and historical experiences is it associated with? To approach these issues, I resort to literature, music and history, composing, note by note, my answers.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9160
ISSN: 0872-0215
Aparece nas colecções:RMA - Nº 020 (2011)

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