Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9117
Título: Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo
Autor: Sousa, Maria Martins de
Sarmento, Teresa
Palavras-chave: Educação
Escola
Família
Comunicação
Parceria
Envolvimento
Education
School
Family
Communication
Partnership
Involvement
Data: 2010
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
Citação: SOUSA, Maria Martins de ; SARMENTO, Teresa - Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 17-18 (2009-2010), p. 141-156.
Resumo: Este artigo faz uma abordagem à problemática da relação entre a escola e as famílias e a sua correlação com o sucesso escolar, numa perspectiva multifocal, isto é, na convicção generalizada da premência do estabelecimento e desenvolvimento duma relação de cooperação, sem deixar de tomar consciência das vicissitudes, enviesamentos e entropias negativas que têm dificultado a concretização de um verdadeiro envolvimento das famílias com a escola, no sentido do cumprimento duma missão que às duas instituições é reconhecida e indiscutivelmente comum – o sucesso na formação escolar e desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens. Numa perspectiva optimista, são apresentadas as potencialidades do desenvolvimento positivo desta relação de colaboração, bem como algumas estratégias que vêm sendo apontadas pela literatura. This article presents an approach to the relationship between schools and families and its correlation with school success, in a multifocal perspective, that is, in the generalized conviction of the urgency of establishing and developing a cooperative relationship, while awareness of vicissitudes, entropies and negative biases that have hindered the attainment a true involvement of family with school, towards fulfilling a mission that is recognized and arguably common to both institutions - success in school and personal development of children, adolescents and young. From an optimistic perspective, the potential of the positive development of this collaborative relationship is presented, as well as some strategies that have been pointed in literature.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9117
ISSN: 0872-556X
Aparece nas colecções:RGD - Nº 017-018 (2009-2010)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
gestaodesenvolvimento17_18_141.pdf352,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.