Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9085
Título: Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul
Autor: Patrício, José
Ribeiro, Célia
Palavras-chave: Escola
Educação e formação
Insucesso escolar
Abandono escolar
School
Education and training
Academic failure
School dropout
Data: 2008
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
Citação: PATRÍCIO, José ; RIBEIRO, Célia - Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 15-16 (2007-2008), p. 121-141.
Resumo: Os Cursos de Educação e Formação (CEF) surgiram como uma medida para o combate ao insucesso e ao abandono escolar, proporcionando aos jovens percursos escolares e de formação que facilitem a construção de projectos profissionais mais de acordo com os seus interesses e expectativas, possibilitando assim a conclusão da escolaridade obrigatória. O presente estudo foi realizado em 14 escolas dos 10 concelhos pertencentes à Região Douro Sul, em que foram inquiridos 235 professores e 544 alunos. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que os CEF são realmente uma resposta para o combate ao insucesso e abandono escolar nesta região, pois numa população de 601 alunos matriculados no ano lectivo de 2008/2009 e dos 544 alunos inquiridos, 260 (47.79%) responderam que se não frequentassem um CEF já teriam abandonado a escola e 503 (92.50%) afirmaram que os seus resultados escolares melhoraram com a frequência de um CEF. Educational and Training Courses as a response to Academic Failure and Dropout: Study conducted in the Southern Douro Region. The Educational and Training Courses (CEF) emerged as a way to combat academic failure and school dropout, by offering young people academic and training choices that make it easier for them to follow career paths more in line with their interests and expectations, thus allowing them to complete their mandatory education. This study was performed in 14 schools in the 10 municipalities belonging to the Southern Douro Region, in which 235 teachers and 544 students were interviewed. The results obtained allowed us to conclude that the CEF are a real response to combat academic failure and dropout in this region, since in a population of 601 students registered in the academic year 2008/2009 and of the 544 students interviewed, 260 (47.79%) responded that if they had not attended a CEF, they would have already dropped out of school and 503 (92.50%) stated that their grades improved after attending a CEF.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9085
ISSN: 0872-556X
Aparece nas colecções:RGD - Nº 015-016 (2007-2008)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
gestaodesenvolvimento15_16_121.pdf436,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.