Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9072
Título: A virtualidade escolar dos dicionários.
Autor: Verdelho, Telmo
Data: 2006
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Letras
Citação: VERDELHO, Telmo - A virtualidade escolar dos dicionários. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 15 (2006), p. 307-328.
Resumo: A dicionarização de todo o conhecimento parece ser uma característica da nossa sociedade. A ordenação alfabética facilita o acumular da informação e presta acesso rápido e aberto para o seu ilimitado crescimento. O dicionário tornou-se um pressuposto quase civilizacional que se repercute nos métodos e conteúdos escolares e, de modo especial, no ensino da língua. Neste aspecto em particular, o dicionário é também um instrumento didáctico muito vantajoso para leccionar, exemplificar e exercitar a maior parte dos itens programados para a disciplina da língua materna, nos ensinos básico e secundário. Dictionarization of all fields of knowledge appears to be a trait of contemporary society. Alphabetic organization enables practical storage of information and quick, open access to its unlimited growth. The dictionary has become a nearly civilizational given, which is reflected on schooling methods and contents and, in particular, on language teaching. In this respect, the dictionary is also a valuable resource for didactics as a tool to teach, illustrate and practice most contents of the syllabuses of mother tongue courses both at preparatory and secondary levels.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9072
ISSN: 0872-0215
Aparece nas colecções:RMA - Nº 015 (2006)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mathesis15_307.pdf279,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.