Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9056
Título: O cinema americano e a mentira da guerra em Hollywood de Gore Vidal
Autor: Martins, Adriana Alves de Paula
Data: 2006
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Departamento de Letras
Citação: MARTINS, Adriana Alves de Paula - O cinema americano e a mentira da guerra em Hollywood de Gore Vidal. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 15 (2006), p. 19-27.
Resumo: Neste ensaio, o meu objectivo é estudar o romance Hollywood de Gore Vidal, publicado em 1990, para examinar, por um lado, como o escritor associa a capital da política americana com a capital do entretenimento popular, e, por outro, como o romance histórico transforma-se num meio/espaço controverso na representação da guerra e na sua interacção com o cinema. Estou particularmente interessada em analisar como Vidal discute o relevante papel político e ideológico desempenhado pela indústria cinematográfica na tentativa de persuadir o povo americano a apoiar a participação do país na impopular Primeira Grande Guerra. Para além disso, pretendo discutir como Vidal problematiza a consolidação do império americano e as suas implicações políticas através do visionamento da história, reflectindo sobre como a literatura e o cinema podem ser considerados instrumentos políticos polémicos. In this paper my aim is to study Gore Vidal’s novel Hollywood, published in 1990, in order to examine how the writer associates the capital of American politics with the capital of popular entertainment and how the historical novel becomes a controversial medium/space for the representation of war and its interaction with film. I am particularly interested in analysing how Vidal discusses the major political and ideological role played by cinema, so that American people could be persuaded to give support to the country’s participation in the unpopular First World War. Moreover, I intend to discuss how Vidal addresses the ideological consolidation of the American empire and its political implications through the screening of history, thus questioning how literature and movies might be considered contentious political instruments
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9056
ISSN: 0872-0215
Aparece nas colecções:RMA - Nº 015 (2006)

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