Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/9050
Título: Literatura, Instituição e Sociedade
Autor: Medeiros, Paulo de
Data: 2005
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Letras
Citação: MEDEIROS, Paulo de - Literatura, Instituição e Sociedade. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 14 (2005), p. 293-309.
Resumo: Uma mudança radical é necessária nos Estudos Literários. Desde a sua origem na universidade moderna, os Estudos Literários sempre estiveram condicionados por interesses políticos e pelo Estado. Hoje em dia, com as transformações rápidas ocasionadas pelo processo de globalização, o número crescente de académicos desempregados, e a queda de interesse nos estudos literários, torna-se imperativo repensar qual deve ser, e não apenas qual pode ser, a função da Universidade e, dentro dela, dos estudos literários. Breves comparações entre a situação do ensino superior na Holanda e em Portugal servem de exemplo concreto a esta reflexão que toma por ponto de origem, e regresso, as considerações de Nietzsche sobre os estudos literários como fundamentalmente anacronísticos. No presente, os Estudos Literários deveriam assumir uma posição fundamental no ensino superior de modo a inculcar nos estudantes um rigor e compreensão crítica que possam depois aplicar ao assumirem cargos na sociedade. Literary studies are in need of a radical change. From their inception in the modern university, literary studies were always conditioned by political interests and by the State. Nowadays, with the rapid consequences of globalization, the larger number of unemployed academics, and a drop in the number of students interested in literary studies it is imperative to think what the function of the University and within it of literary studies should be and not just what it can be. Brief comparisons between the situation of higher education in the Netherlands and Portugal illustrate these considerations that take as their point of start, and return to, Nietzsche’s consideration of the fundamentally anachronistic condition of literary studies. Literary Studies in the present should be seen as fundamental to inculcate in students a rigor and critical understanding that they can rely on when assuming their functions in society at large.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/9050
ISSN: 0872-0215
Aparece nas colecções:RMA - Nº 014 (2005)

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