Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8982
Título: Professores universitários afectivamente empenhados nas suas instituições: o "amor à camisola" radicado no sentido de justiça
Autor: Rego, Arménio
Palavras-chave: Percepções de justiça
Empenhamento dos professores do ensino superior
Qualidade no ensino superior
Data: 2002
Editora: Universidade Católica Portuguesa. Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social
Citação: REGO, Arménio - Professores universitários afectivamente empenhados nas suas instituições: o "amor à camisola" radicado no sentido de justiça. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 11 (2002), p. 169-191.
Resumo: 208 docentes de duas universidades e duas instituições politécnicas portuguesas descreveram as suas percepções de justiça e os seus níveis de empenhamento afectivo com as instituições em que trabalham. Os resultados sugerem que os docentes com maior sentido de “amor à camisola” são os que percepcionam que: a) os procedimentos decisórios e de promoção são imparciais e justos; b) são tratados com dignidade e respeito pelos seus superiores. A justiça na distribuição das tarefas e das recompensas não parece influenciar esse sentido de identificação emocional com a organização. Esta evidência sugere a necessidade de se alterarem procedimentos decisórios e de relacionamento entre distintos níveis hierárquicos para que se alcancem níveis superiores de empenhamento afectivo dos professores nas suas instituições. O assunto carece de especial atenção, pois a psicologia industrial/organizacional tem apontado, com ênfase assinalável, o efeito desse empenhamento numa grande diversidade de atitudes e comportamentos organizacionalmente relevantes. Quem sabe se o caminho aqui gizado não representará uma via (mais uma) profícua para os incrementos na tão “estrategicamente” propalada qualidade no ensino superior!
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8982
ISSN: 0872-556X
Aparece nas colecções:RGD - Nº 011 (2002)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
gestaodesenvolvimento11_169.pdf374,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.