Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8895
Título: Acolhimento da criança e família nos Serviços de Saúde Infantil e Pediatria : relatório de estágio
Autor: Balça, Ânia Soraia Marinho
Orientador: Vara, Lilia
Palavras-chave: Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria
Acolhimento
Competências
Specialist Nurse in Child Health and Pediatrics
Home
Skills
Data de Defesa: 30-Dez-2011
Resumo: O relatório apresentado pretende dar conta do percurso e competências desenvolvidas na prestação de Cuidados de Enfermagem Especializados na área de Saúde Infantil e Pediatria, através das experiências proporcionadas em Cuidados de Saúde Primários e em contexto Hospitalar. Para tal, as actividades implementadas no Centro de Saúde de Odivelas, na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Santa Maria, respeitaram uma metodologia reflexiva suportada pela evidência científica, na mobilização de experiências anteriores e necessidades de aprendizagem individual, destacando-se as intervenções desenvolvidas no sentido de apoiar os pais, como figuras centrais e estruturantes para o processo de cuidados à criança e família, com o objectivo geral/transversal: desenvolver competências para a assistência de enfermagem avançada à criança/família, promovendo um adequado acolhimento. Destas, destaco a construção de Guia de Acolhimento, realização de acções de formação e de um Projecto sobre o Acolhimento: qual a percepção dos pais.
The report seeks to outline the course and skills developed for the provision of skilled nursing care in the area of Pediatrics and Child Health, through the experiences provided in Primary Care and Hospital in context. To this end, the activities implemented in the Health Center of Odivelas, in Pediatric Intensive Care Unit and Neonatal Intensive Care Unit of Hospital de Santa Maria, a respected reflexive methodology supported by scientific evidence, the mobilization of previous experiences and individual learning needs , emphasizing interventions designed to support parents, as central figures and structuring the process of child care and family with the general purpose/cross: developing skills for advanced nursing care to children / families, promoting a suitable host. Of these, the construction I highlight Reception Guide, conducting training and a project on the Reception: the perception of parents.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8895
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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