Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8854
Título: Competências
Autor: Mendonça, Susana Maria Sobral
Orientador: Gama, Marques da
Palavras-chave: Competências
Cuidados de Enfermagem
Enfermeiro Especialista em Médico-Cirúrgica
Nursing Skills
Nursing Care
Medical-Surgical Specialized Nurse
Data de Defesa: 20-Dez-2011
Resumo: O desenvolvimento de competências enriquece a capacidade interventiva do enfermeiro e promove a qualidade dos cuidados prestados. Os enfermeiros no sentido de potenciar o seu manancial competencial integram-se em processos de aprendizagem e formação contínua para que possam dar resposta às necessidades do indivíduo, família e pessoas significativas. O enfermeiro especialista detentor de um reportório de competências, que se articulam entre si: competências instrumentais; competências interpessoais e competências sistémicas que lhe permitem ver o indivíduo como um ser global em interacção. Estas competências, enquanto enfermeiro especialista, são subjacentes às decisões tomadas na selecção das teorias desenvolvidas no decorrer do estágio. O presente relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para as necessidades do doente crítico e sua família, no bloco operatório e numa unidade de cuidados intensivos. Da observação efectuada das intervenções especializadas, destacam-se uma maior colaboração e envolvimento da equipa de enfermagem para o envolvimento da família durante a intervenção cirúrgica. Os ensinos clínicos, pela sua especificidade, permitiram aplicar duas teorias de enfermagem. No Bloco Operatório houve necessidade de recorrer à Teoria das Relações Interpessoais de Peplau para servir de orientação ao acolhimento do doente. Por outro lado, na Unidade de Queimados o banho terapêutico foi analisado à luz da Teoria de Kolcaba (1994), fundamentando e conduzindo as actividades desenvolvidas na sala de balneoterapia. A aplicação das duas teorias de enfermagem veio enriquecer e amplificar o campo de visão sob os contextos interventivos. O enfermeiro especialista em médico-cirúrgica no doente crítico tem um papel de destaque no fomentar e implementar desta prática de cuidados de qualidade quer pelo conhecimento aprofundado que detém na área de especialização da saúde do doente crítico como pelas competências específicas que possui e que lhe permitem estar desperto para as necessidades dos indivíduos.
Skills development enriches the ability of the nurse to intervene and promotes quality of care. Nurses, in the quest to enhance their skill set integrate learning processes and continuous training to enable them to meet the needs of the individual, its family and other significant individuals. The specialist nurse holds a repertoire of skills that are articulated, namely: instrumental skills; interpersonal skills and systemic skills that allow him to see the individual as a global being in interaction. This skill set is the basis for elaborating the theories developed during internship period. This report presents the nursing practices directed at the needs of the critically ill patients and their families, in the operating room and in an intensive care unit. From what was observed during the nursing practices, one could highlight a greater collaboration and involvement of the nursing team for family contribution during surgery. The clinical practices, because of their specificity, allowed the implementation of two different theories: in the operating room there was the need to use Peplau’s Interpersonal Relationships Theory as guidance when receiving patients; and Kolcaba’s Theory was used to analyze the therapeutic bath in the Burn Unit in order to conduct activities in the balneotherapy room. Applying these two nursing theories enriched and broadened the field of view regarding the intervention of nurses in these contexts. The nurse specialized in the medical-surgical critically ill patient has a prominent role in promoting and implementing a quality of care practice, either by using his specialized knowledge in patient’s illness or by specific skills that he has and that allow him to be aware of the needs of the individual.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8854
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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