Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8849
Título: Medidas de gestão do risco durante a realização dos ensinos clínicos dos estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem
Autor: Almeida, Catarina Rosa Pinto de
Orientador: Vieira, Margarida
Figueiredo, Simões
Palavras-chave: Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde
Enfermeiro Chefe
Estudante de Enfermagem
Ensino Clínico de Enfermagem
Gestão do Risco
Health Care-Associated Infections
Chief Nurses
Nursing Students
Nursing Clinical Practice
Risk Management
Data de Defesa: 3-Mai-2012
Resumo: A Infecção Associada aos Cuidados de Saúde (IACS), assume cada vez maior importância em Portugal e no Mundo, sendo os Enfermeiros profissionais de saúde com acção importante na prevenção, detecção e controlo destas infecções. A questão central deste estudo foi “Perceber como os Enfermeiros Chefes gerem o risco de IACS na presença de estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem, em ensino clínico”. De forma complementar pretendeu-se “Avaliar a posição dos estudantes sobre a orientação do controlo de infecção durante o ensino clínico”. Foi realizado um estudo exploratório que foi desenvolvido através de duas recolhas de dados: foi realizada entrevista a quatro Enf. Chefes e foram aplicados questionários a 227 estudantes do 4º ano, 2º Semestre, do Curso de Licenciatura em Enfermagem. A análise dos dados qualitativos foi feita com recurso à análise de conteúdo e no tratamento dos dados quantitativos foi utilizada estatística descritiva e intervalos de confiança para a média para avaliar a consistência das respostas. Este estudo revelou que os Enf. Chefes identificam o risco de IACS com base no conhecimento científico, contudo não possuem os meios que permitam uma avaliação objectiva dos seus Serviços para implementar um plano de gestão do risco. A resposta à questão complementar colocada aos estudantes veio reforçar a informação colhida nas entrevistas aos Enf. Chefes em três aspectos: necessidade de melhorar a cooperação Escolas/Serviços, importância dos modelos profissionais no ensino clínico e a importância atribuída ao ambiente como fonte de infecção. Os Orientadores nos serviços e os Professores são actores igualmente importantes para o aprofundamento da questão, o facto de não terem sido contemplados constitui uma limitação do estudo. Sugeriu-se que o estudo seja desenvolvido futuramente num enquadramento de parceria entre as Escolas Superiores de Enfermagem e as instituições de saúde que recebem Estudantes de Enfermagem para Ensino Clínico.
The Health Care-Associated Infections assumes an increasing importance in Portugal and in the World. Understand how the chiefs nurses manage the risk related to the Health Care-Associated Infections in clinical practice of finalist nursing students are the main question in this study. The student’s opinion of guidance assessment in infection control during clinical practice appears as a complementation of this study. An exploratory study seems to be the more appropriated tool to approach this investigation. The interview and a questioner was the methodology adopted, where 4 chief nurses of Intensive Care Unit were interviewed and 227 second semester, 4th year students of the Bachelor in nursing answered a questioner. The qualitative data treatment was performed by content analysis and statistical tests were applied to the quantitative data. This study reveal that chief nurses identify the risk supported in scientific knowledge, however don’t have resources to assess objectively their services and to implement a risk management plan defining priorities to the strategic action in a regular basis. The student’s questioner analysis reinforces the collected information with the chief nurses in 3 features: the necessity to improve the school-services cooperation, reducing the guidance difficulties; the importance of professional clinical practice models in the acquisition of work competencies in infection control; the environmental importance as infection source. The lack of resources don’t allowed the investigation expand to the service guides and teachers. They have an important role to the problematic in study as well as the chief nurses and the students. In the future this work could be performed in cooperation between nursing schools and health institutions.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8849
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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