Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8811
Título: Qualidade, segurança e comunicação, uma visão partilhada para a excelência da enfermagem
Autor: Mendes, Ana Maria Melo Fonseca
Orientador: Madureira, Manuela
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: Este Relatório é o culminar do percurso de aprendizagem, reflexão e aquisição de competências que decorreu ao longo do Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica. Pretende relatar as atividades desenvolvidas em cada um dos módulos da Unidade Curricular Estágio, tendo como referência os objetivos traçados no projeto elaborado e as competências adquiridas. Como metodologia utilizou-se a reflexão e a crítica sobre a prática, com o suporte teórico de vários autores para fundamentar as opções tomadas. Os objetivos enunciados, os problemas detetados e as estratégias propostas e adotadas foram analisados e justificados. Foram trabalhadas as áreas da qualidade e da segurança dos cuidados, da comunicação e da educação para a saúde. A educação para saúde foi uma preocupação permanente, no entanto foi dado ênfase e incentivo à equipa de enfermagem no sentido de promover o projeto de saúde da pessoa com asma. A comunicação é um recurso fundamental, a impossibilidade do doente falar pode comprometer a sua qualidade e segurança dos cuidados. A utilização de instrumentos de Comunicação Aumentativa e Alternativa na UCIP ajudou a ultrapassar esses obstáculos. As atividades de prevenção e controlo de infeção são do âmbito da qualidade e segurança dos cuidados e foram uma constante ao longo do estágio, com destaque para a avaliação das condições de armazenamento, manipulação e transporte de Dispositivos Médicos esterilizados e desinfetados, e para a utilização de Equipamentos de Proteção Individual. Também se enquadra nesta área a avaliação de risco de compromisso da deglutição no doente internado na UCIP. A promoção da formação em serviço contribui para o desenvolvimento profissional e para a melhoria da qualidade, e tem por meta a excelência dos cuidados de enfermagem. Durante este caminho foi atingido o objectivo de desenvolver e aprofundar competências de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica.
This report is the result of a learning process, reflection, acquisition of competences following the long path of the Nursing Master. This document reports the activities in each of modules of practical training having in mind the objectives defined in the initial project and acquired competencies. The methodology used for this report includes detailed and critical reflection of the practice, based on the opinion of several authors considered along the learning period to support the options taken. We perform analyzes and justified our objectives, from detected problems, proposed and adopted strategies. We elected the fields of quality, security of care, communication and health education. Health education was always a main concern; it was given emphasis and encouragement to the nurse team on the behalf of promoting the health project of the patient with asthma. Communication is a fundamental skill on the health care, the patient inability to speak can compromise quality and security. The utilization of the Augmentative and Alternative Communication tools in the Intensive Care Unit helps surpassing those obstacles. Infection control is a main key in the health care quality and security, it was a main concern during practical training, and attention was paid on stoking conditions and handling of disinfected, sterilized medical devices and Individual Protection Equipment. The health care quality and security also concerns risk evaluation in negative ability to swallow on hospitalized patients in the Intensive Care Unit. Promotion was emphasized on in-service education at different fields, as a specialist nurse profile attribute acquired during practical training, because it boosts professional development plus it improves quality achieving the goal of excellence in nursing care. Develop and deep medical-surgical skills as specialist nurse was the aim reached during this journey.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8811
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(L) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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