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Título: Liderança dos coordenadores de departamento : estudo realizado num agrupamento da zona centro do país
Autor: Pereira, Luís Manuel de Almeida
Orientador: Ribeiro, Célia
Palavras-chave: Escola
Liderança
Gestão
Leadership
School
Management
Data de Defesa: 2-Abr-2012
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado incide no estudo sobre a perceção dos professores sobre a liderança praticada pelos Coordenadores de Departamentos Curriculares ao nível de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro do País. A questão da liderança é, desde há muito tempo a esta parte, retratada em inúmeros trabalhos contudo, considera-se relevante perceber como lidam os professores com os líderes que lhe são mais próximos. Por isso, o estudo reflecte sobre as lideranças intermédias nas escolas, nomeadamente da competência dos coordenadores de departamentos. O estudo empírico realizado teve assim como principal objetivo: caracterizar a liderança dos Coordenadores de todos os Departamentos Curriculares de um Agrupamento de Escolas da Zona Centro do País, especificamente ao nível da Gestão do Departamento, do Desenvolvimento Curricular, da Gestão de Pessoas e da Resolução de Problemas/Tomadas de Decisões. Tendo em conta este contexto, o presente estudo baseou-se numa amostra constituída por duzentos e sessenta e nove professores de todos os Departamentos Curriculares do Agrupamento em análise e os dados foram obtidos através da aplicação de questionários e submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial. Da investigação efetuada concluiu-se que os professores do Agrupamento em questão se encontram satisfeitos com a liderança praticada pelos seus Coordenadores devido à sua eficiência na convocatória e presidência de reuniões do Departamento Curricular; pela promoção e partilha de experiências, pela representação dos respetivos professores no Conselho Pedagógico, atuando como elementos de ligação entre este órgão e o Departamento. É de realçar ainda, o facto de assegurarem a articulação entre o Departamento e as restantes estruturas de orientação educativa, estimularem a criação de condições que favoreçam a formação contínua e apoiarem os professores menos experientes, fomentarem a articulação entre a formação inicial e a formação contínua dos professores colaborando com as estruturas de formação contínua. O fato de promoverem a planificação das atividades e assegurem o cumprimento das orientações e decisões do Conselho Pedagógico é um contributo fundamental para a satisfação manifestada pelos seus pares.
This Master dissertation focuses on the study of The teachers’ perception of the Department Coordinators’ Styles of Leadership within a « Agrupamento de Escolas» located in the centre area of Portugal. The issue of leadership has already been treated in many papers and studies and we considered it useful to learn how teachers deal with the leaders who are close to them. Thus, our study focuses on the intermediate leaderships embodied by the Department Coordinators. The main objective of this empirical study was to characterize the Department Coordinators’ Leadership from all the teaching levels of a «Agrupamento de Escolas» located in the centre of Portugal, specifically as far as the Department management, curricular development, staff management, problem solving and decision taking are concerned. This paper is based on a sample that includes two hundred and sixty-nine teachers from all the departments of the school we worked with and the Data was obtained through the application of questionnaires which were then treated statistically using a descriptive- inferential method. The results showed that those teachers are satisfied with the leadership shown by their coordinators. They consider that they are more efficient when they schedule and preside at meetings of their curricular department, when they encourage them to share experiences, represent the department teachers in the Pedagogical Council , acting as agents of transmission between this organ and the department, make sure that there is a real articulation between the department and the other structures of educational orientation, stimulate the creation of conditions that would favor the teachers’ training and support the less experienced teachers, promote the articulation between the teachers’ initial formation and their training in cooperation with the training structures, promote activities planning measures and make sure that the decisions and orientations from the Pedagogical Council are followed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8800
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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