Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8792
Título: A pertinência de uma escola profissional na Região de Lamego : estudo empírico
Autor: Ferreira, Olga Maria Monteiro
Orientador: Melão, Nuno Filipe Rosa
Palavras-chave: Ensino Profissional
Escola Secundária
Escola Profissional Privada
Alunos
Professores
Empresários
Encarregados de Educação
Formação em Contexto de Trabalho (FCT)
Estrutura Modular
Vocational Education
Secondary School
Private Vocational School
Students
Teachers
Entrepreneurs
Training in the Context of Work
Modular Structure
Parents
Data de Defesa: 10-Abr-2012
Resumo: As escolas profissionais surgiram para dar resposta a uma convocação social muito explícita e para procurar responder a muitos problemas de muitas famílias, adolescentes e jovens, constituindo um novo campo de oportunidades de orientação para a vida escolar e profissional e um trampolim para muitos adolescentes ganharem autoestima e capacidade de exercício de uma cidadania ativa e responsável. Como os resultados alcançados foram bastante positivos, o governo decidiu alargar o ensino profissional à rede pública do ensino secundário. No ano letivo 2004/2005, novos cursos profissionais foram abertos nas Escolas Secundárias Públicas, sem se ter em consideração a oferta formativa das Escolas Profissionais Privadas. Com este estudo pretendeu-se saber até que ponto os entrevistados consideram importante uma Escola Profissional Privada na Região de Lamego, através de uma abordagem qualitativa, desenvolvendo o método de estudo de caso, com recurso a entrevistas efetuadas a Encarregados de Educação, Alunos, Professores e Empresários. Relativamente ao objetivo geral deste estudo, concluiu-se que, maioritariamente, os entrevistados consideram pertinente uma Escola Profissional Privada na Região de Lamego, devido à longa experiência deste tipo de escolas. Outra conclusão deste estudo é que os agentes educativos estão em consenso sobre a prática formativa do ensino profissional, considerando-o bastante importante. No entanto, consideram negativo abrir estes cursos nas escolas secundárias, porque não têm experiência pedagógica, não preparam os jovens para o mundo do trabalho e porque só se preocupam meramente com os dados estatísticos, ao contrário das escolas profissionais que já têm mais de duas décadas de experiência.
The vocational schools have emerged to respond to an explicit social request and respond to many problems of many families, teenagers and young people, and constitutes a new field of guidance opportunities for school and professional life and a springboard for many teens gain self-esteem and ability to exercise active and responsible citizenship. As the results achieved were largely favorable, the government decided to extend the vocational education to the public secondary education. In the academic year 2004/2005, new vocational courses were opened in Public Secondary Schools, without taking into consideration the formative offer of Private Vocational Schools. With this study, it was intended to know if the respondents consider important a Private Vocational School in Lamego, through a qualitative approach, developing the case study method, using an interview to parents, students, teachers and entrepreneurs. In relation to the general objective of this study, it was concluded that, mostly, respondents consider relevant a Private Vocational School in Lamego, due to long experience of such schools. Another conclusion from this study is that the educational agents are in agreement about the formative practice of vocational education, considering it fairly important. However, they also consider negative to open these courses in secondary schools, due to the fact that they don't have pedagogical experience, do not prepare young people for the world of work and because they only merely care about with statistical data, unlike vocational schools that already have more than two decades of experience.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8792
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