Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8722
Título: As TIC e os alunos com NEE : a perceção dos professores de educação especial de Viseu
Autor: Freitas, Sílvia Maria Dias Carneiro
Orientador: Andrade, António
Campos, Sofia
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação
Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Professores de Educação Especial
Information and Communication Technology
Students with Special Educational Needs
Special Education Teachers
Data de Defesa: 7-Fev-2012
Resumo: A Educação Especial em Portugal é enquadrada por uma moldura legislativa bastante extensa. Ao longo dos anos mudaram-se as mentalidades e foi-se modificando as atitudes perante as pessoas portadoras de deficiência. Hoje em dia debate-se muito a escola inclusiva. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) devem estar incluídos nas classes regulares e a educação deve focalizar as particularidades de cada aluno. Eles têm o direito de receber apoio apropriado e a escola deve responder às suas necessidades de modo a proporcionar-lhes condições físicas, intelectuais e sociais. Em todos os domínios da sociedade atual, da Educação e da Educação especial em particular, as tecnologias da informação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida e, neste contexto, de melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Este estudo debruça-se sobre a perceção dos professores de educação especial, dos Agrupamentos de Escola do distrito de Viseu, face à adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica com alunos com NEE. Vem conferir quais são as atitudes dos professores de educação especial face às TIC e o seu parecer na adoção das mesmas na sua prática pedagógica. No decorrer da planificação do percurso da presente investigação, optámos pela metodologia estudo de caso por acharmos a mais apropriada e por nos permitir estudar, de uma forma aprofundada, o nosso problema em pouco tempo. Procedemos à elaboração de um inquérito por questionário com o intuito de recolher a informação necessária para esclarecer os objetivos do estudo. Os resultados foram alvo de tratamento e após a sua análise foram tiradas as respetivas conclusões, das quais fazem parte as atitudes positivas da maioria dos docentes face à utilização das TIC na sua prática pedagógica, a frequente utilização das TIC para uma intervenção diferenciada com alunos com NEE, o conhecimento que possuem relativamente a repositórios com material pedagógico e aplicações informáticas e o parecer favorável em relação às TIC no processo ensino e aprendizagem de alunos com NEE.
Special education in Portugal is framed by a legislative frame quite extensively. Over the years moved the mentalities and was sure modifying attitudes towards people with disabilities. Nowadays debate very inclusive school. Pupils with special educational needs (SEN) should be included in regular classes and education should focus on the particularities of each student. They have the right to receive appropriate support and the school should meet their needs with a view to giving them physical, intellectual and social conditions. In all areas of current society, education and Special Education in particular, information technologies are applied to improve the quality of life and, in this context, improve the teaching and learning processes. This study focuses on the perception of special education teachers, School groups in the District of Viseu, in view of the adoption of information and communication technologies (ICT) in pedagogical practice with students with NEE. Come check out what are the special education teachers ' attitudes vis-à-vis ICT and its opinion on the adoption of the same in its pedagogical practice. During the planning of the course of this investigation, we opted for methodology case study by think the most appropriate and for allowing us to study, in depth, our problem in a short time. We draw up a questionnaire survey in order to collect the necessary information to clarify the objectives of the study. The results were the target of treatment and after its analysis were taken the respective conclusions, which include positive attitudes of most teachers face the use of ICT in their teaching practice, the frequent use of ICT for a differentiated intervention with students with NEE, the knowledge that they have for repositories with educational material and computer applications and the favourable opinion in respect of ICT in the teaching-learning process of students with SEN.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8722
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DEGS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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