Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8710
Título: Construir e reconstruir para intervir
Autor: Varela, Helder Ricardo Carvalho
Orientador: Ferreira, Maria Amélia Dias
Data de Defesa: 29-Mar-2012
Resumo: A realização deste relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica do ano lectivo 2009/2011 do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, sendo a principal finalidade dar visibilidade às competências desenvolvidas. As experiências descritas reportam-se aos estágios realizados na Unidade de Cuidados Intensivos e Comissão de Controlo de Infecção da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e ao estágio realizado no Serviço de Urgência do Hospital de São João, pelo período de tempo compreendido entre 19 de Abril de 2009 e 29 de Janeiro de 2011, num total de 750 horas. No sentido de cumprir a sua finalidade este relatório está estruturado de forma sequencial, utilizando uma metodologia descritiva e analítica baseada na reflexão das experiências vividas, procurando capturar as experiências que melhor caracterizam as competências desenvolvidas. Para tal, é privilegiada a descrição das estratégias desenvolvidas para a promoção de um ambiente seguro, não só para segurança do doente, como também de todos os profissionais, assim como, o relato das experiências que demonstram uma enfermagem autónoma com ênfase no desenvolvimento da capacidade para o diagnóstico e intervenções de enfermagem. De igual modo, é dada visibilidade ao desenvolvimento de habilidades técnicas que o cuidado ao doente crítico exige. Ao longo das diferentes descrições são privilegiadas as reflexões informais desenvolvidas junto dos diferentes profissionais nos locais de estágio, nestas são enfatizados aspectos do domínio profissional como a comunicação com os doentes e familiares, a prática baseada na evidência e o controlo e prevenção da infecção. As competências desenvolvidas permitiram um ajuste de comportamentos e no futuro uma maior abertura para novas iniciativas, promovendo deste modo a evolução para a prestação de cuidados mais seguros e de maior qualidade.
The realization of this report fits into the study plan of the Masters Course in Nursing with Specialization in Medical Surgical Nursing of the academic year 2009/2011 of the Institute of Health Sciences of Portuguese Catholic University, being the main purpose to underline the competences developed. The experiments described relate to the internships performed in the Intensive Care Unit and the Infection Control Committee of the Local Health Unit of Matosinhos and the internship performed at the Emergency Service of the Hospital São João, by the time period between April 19 of 2009 and January 29 of 2011, in an overall of 750 hours. In order to meet its purpose this report is structured sequentially, using a methodology based on descriptive and analytical reflection on lived experiences, seeking to capture the experiences that better describe the skills developed. For that is privileged the description of the strategies that I developed for promoting a safe environment, not only for patient safety, but also to all professionals, as well as the report of the experiences that demonstrate an autonomous nursing with emphasis on the development of capacity for diagnosis and nursing interventions. Similarly, visibility is given to the development of technical skills that caring for the critically ill patient demands. Throughout the different descriptions are privileged informal discussions carried out with the various professionals in the places of traineeship, in whom I emphasized aspects of professional level domain as communication with patients and families, evidence-based practice and prevention and control of infection. The competencies developed allowed an adjustment of behaviours and in the future a greater openness to new initiatives, thereby promoting the evolution for the provision of care more secure and of higher quality.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8710
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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