Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8689
Título: Intervenção em instituições para jovens ao abrigo da lei e promoção e protecção
Autor: Salgueiro, Ana Gabriela Barbosa
Orientador: Matos, Raquel
Data de Defesa: Jul-2009
Resumo: Partindo da constatação de que Portugal é um país com um elevado número de crianças e jovens institucionalizados com medidas de longa duração (Instituto de Segurança Social, 2006), este estudo procura perceber que tipo de intervenção é realizada nas instituições portuguesas de acolhimento de jovens ao abrigo da Lei de Promoção e Protecção. A pertinência de conhecer o tipo de intervenção é implementada deve-se essencialmente à longa duração das medidas de institucionalização; aos motivos que levam ao acolhimento de menores, descritos na literatura como factores de risco para o desenvolvimento de problemas futuros (e.g. Nunno, Holden e Leidy, 2003); e aos efeitos negativos da institucionalização a médio e longo prazos, que acontecem numa percentagem significativa dos casos (e.g. Silva, 2004). A escassez de estudos nesta área, acentuam a pertinência de uma investigação neste domínio. A nossa amostra é constituída por 9 nstituições (n = 9) situadas na área metropolitana do Porto que acolham jovens entre os 12 e os 21 anos. A recolha de dados foi efectuada junto de um técnico por instituição, através de um “Questionário de Caracterização de Instituições de Acolhimento” e uma entrevista sobre a “Intervenção Realizada em Instituição de Acolhimento de Jovens”. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise através de procedimentos de tratamento e interpretação de dados qualitativos. Os resultados mostram que o enquadramento teórico das actividades realizadas e a avaliação formal dos resultados são aspectos desvalorizados pelos técnicos. A falta de intencionalidade é outro dos problemas associados à intervenção institucional. O aspecto mais positivo diz respeito à consciência que os técnicos mostram acerca das falhas do seu trabalho e das mudanças que é necessário implementar. O estudo termina com a identificação de limitações e com uma menção aos seus contributos para a prática. São ainda sugeridas algumas recomendações para futuras investigações.
Giving the fact that Portugal is a country with a high number of institutionalised children (Instituto de Segurança Social, 2006), this study aims at understanding which kind of psychosocial intervention is implemented in residential care facilities for children who, according to Portuguese law, need to be protected from risk factors. The need to know and understand what kind of the intervention is implemented is mainly due to the duration of the institutionalisation measures; to the reasons behind the institutionalisation, described in literature as risk factors in the development of future problems (e.g. Nunno, Holden and Leidy, 2003); and to the negative effects of medium and long term institutionalisation that occur in a significant percentage of the cases (e.g. Silva, 2004). The lack of studies in this area emphasizes the need for investigative work in this domain. Our sample is formed by 9 residential facility (n = 9) situated in the Oporto’s metropolitan area which shelter young people from ages between 12 and 21 years old. Data collection was made with a staff technician from each institution trough a questionnaire for the profiling of residential care facilities and an interview about intervention performed in residential care for young people. Collected information was analyzed trough procedures of treatment and interpretation of qualitative data. Results show that theoretical framing of performed activities and formal evaluation of results is devaluated by staff technicians. Our study also exposes that the lack of intention is another problem associated to institutional intervention. Is important, although, to refer the awareness that staff technicians demonstrate of the limitations of their work and of the changes that need to be implemented. The study ends identifying it’s own limitations and referring it’s contribution to the praxis. Recommendations to further research are also suggested
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8689
Aparece nas colecções:FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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