Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8687
Título: Relatório de estágio
Autor: Teixeira, Marta Alexandra Martins
Orientador: Melo, Jorge
Data de Defesa: 2011
Resumo: A Enfermagem é uma área complexa. A diversidade e especificidade de tarefas no Cuidar do Doente de Médio/Alto Risco implicam uma diferenciação profissional dos cuidados, e justifica a delimitação do saber por áreas específicas. Assim, perante uma realidade clínica em profunda transformação, crescer Humana e Profissionalmente pressupõe adquirir e desenvolver capacidades e competências, em função de um Projecto, e das suas necessidades e expectativas. Esta Dissertação é elaborada no âmbito do Mestrado em Enfermagem - Curso de Pós Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, realizado na Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional das Beiras, em Viseu, nos anos lectivos de 2007/2009, sob orientação do Mestre Jorge Melo. Reporta-se aos Estágios desenvolvidos de acordo com o seu plano curricular, respectivamente no Serviço de Urgência Geral, (de 19/05/08 a 12/07/08), e na Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (de 06/10/08 a 21/11/09), do Hospital de S. Teotónio E.P.E – Viseu. De acordo com o seu Projecto Profissional, alicerçado nas suas opções pessoais, os Ensinos Clínicos realizados nortearam-se por três principais linhas axiais: Gestão aplicada aos Cuidados de Saúde, Formação e a Humanização na Prestação de Cuidados. Em função destas, desenvolveu actividades que permitiram a aquisição/desenvolvimento de distintas Competências, nomeadamente: · Académicas, referentes a uma maior eficácia ao nível do processo de pesquisa de literatura científica; bem como numa atitude de procura de soluções teóricas fundamentadas na evidência para os problemas identificados na prática. · Instrumentais/técnicas, que se traduzem numa abordagem mais segura do doente Crítico em contexto intra-hospitalar, com base numa atitude mental própria e juízo crítico competente na prestação de cuidados mediante uma adequada hierarquização de prioridades. · Interpessoais, que se consubstanciam na maior capacidade para resolver conflitos (manifestos ou latentes) entre diferentes intervenientes do processo de Cuidar, e na adopção de posturas humanizantes na prestação de cuidados. · Sistémicas/organizacionais, pela personificação de uma postura de accountability na prestação de cuidados.A aquisição destas Competências como forma de agir em situação permitiram-lhe desenvolver metodologias de assistência mais eficazes centradas no Doente, dando resposta ao seu Projecto de crescimento Profissional, no que se refere a um desempenho mais sólido quer em ambiente de Peri-Operatório, quer em contexto de Emergência Médica.
Nursing is a complex area of knowledge. Caring for Critical Patients, with its specificity and diversity of tasks, implies professional differentiation and justifies delimitation of Knowledge in specific areas. Thus, before a clinical reality in deep transformation, human and professional growth requires acquiring and developing skills and competencies, according to a project, and is needs and expectations. This Dissertation was written as the final work of the Master's Degree in Nursing - PostGraduate Course of Specialization in Medical-Surgical Nursing, at the Portuguese Catholic University – Beiras Regional Center in Viseu, during 2007/2009, under the supervision of Master Jorge Melo. It reports the clinical clerkship developed in accordance with the curricular plan, held in the Emergency Department (from 19/05/2008 to 12/07/2008) and in the Coronary Intensive Care Unit (from 06/10/2008 to 21/11/2009), at the Hospital S.Teotónio E.P.E – Viseu. According to the Student’s area of professional practice and based in her personal choices, the Clinical Clerkship followed three main axial lines: Healthcare management, Education and Healthcare Humanization. Under the light of these, she developed activities that enabled her with acquisition/development of different skills: Academic Skills: greater efficiency in the process of scientific research as well as adopting an attitude of seeking evidence-based theoretical solutions for the problems identified in daily practice. · Instrumental/Technical Skills: that resulted in solid Critical Patient’s Inhospital Management by proper hierarchization of clinical priorities, as well as the development of critical competent judgment and a personal way of thinking applied to health care. · Interpersonal Skills: improving her capacity to detect and resolve interindividual conflicts (obvious or latent) between different healthcare protagonists (providers, family, etc) and adopting humanizing postures in providing care. · Systemic Organizational Skills: by adopting accountability’s posture in healthcare provision.The development of these skills applied to Student’s professional daily practice contribute to improvement of patient-focused care methods in accordance to her professional growth project leading to a stronger and capable performance in either Perioperative or Emergency Care context
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8687
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DCSV - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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