Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8629
Título: A organização escolar no contexto de uma comunidade de aprendizagem
Autor: Quaresma, Rui Manuel Reis
Orientador: Baptista, Isabel
Data de Defesa: 2008
Resumo: O presente trabalho corresponde a um estudo sobre a organização escolar no contexto de uma comunidade de aprendizagem muito específica – o Agrupamento Vertical de Coronado e Covelas, situado no concelho da Trofa, inserido na dinâmica sociocomunitária intitulada «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA). Este projecto resulta de uma parceria entre a Universidade Católica Portuguesa e a Câmara Municipal da Trofa que, tendo o município por base territorial, visa criar uma comunidade educativa de cidadãos com base na aprendizagem ao longo da vida, valorizando as redes de actores sociais e as práticas de mediação e compromisso. Enquanto modelo de desenvolvimento socioeducativo que procura convocar e envolver os vários actores sociais da comunidade na construção de um projecto educativo e cultural próprio, o projecto TCA desafia a escola em toda a sua dinâmica organizacional. Foi o que se procurou entender, tentando identificar as mudanças sentidas na organização escolar tendo em conta três dimensões fundamentais: a nova oferta educativa; os novos actores; e a mobilização e gestão dos recursos educativos. Para o efeito foi seguida uma metodologia predominantemente de tipo qualitativo, sustentada na análise documental, na observação e na inquirição de actores, tendo-se atribuído especial importância às experiências vividas e testemunhadas pelas pessoas. Conforme se refere, os dados recolhidos permitem concluir sobre as mudanças significativas e positivas verificadas na dinâmica escolar, de acordo com o modelo da «Escola TCA». Foram assim confirmadas todas as hipóteses de trabalho ou questões de partida, evidenciando assim o lugar da escola no seio das comunidades locais e numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e solidário.
This work is a study about the school organization in the context of a very specific learning community – the Agrupamento Vertical de Coronado e Covelas located in the county of Trofa and inserted in the economical and social dynamics named «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA). This project is the result of a partnership between the Universidade Católica Portuguesa and Câmara Municipal da Trofa that, focused on the council territory, tries to create a citizen education community, valuing the basis of lifelong learning, exploiting the networks of social actors and the mediation and compromise practices. Being a social and educational model of development which seeks to convene and involve the various social actors from the community in the construction of a cultural and educational project itself, the project TCA challenges the school in all its organizational dynamics. This was what we tried to understand, by trying to identify the changes experienced in school organization taking into account three basic dimensions: the new educational offer; the new actors; and the mobilization and management of educational resources. In order to do it we followed a qualitative predominantly methodology, based on the documentary analysis, in the observation and in the actors hearing, attributing special importance to the experiences lived and witnessed by people. As mentioned, the collected data allow us to conclude about significant and positive changes recorded in the school dynamic, according to the model of «Escola TCA». Therefore we confirmed all our chances of work or initial questions, thus highlighting the role of the school within the local community and in a perspective of sustainable and solidarity development.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8629
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FEP - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Temporario.pdf9,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.