Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8586
Título: Niveis de cumprimento e coerência com a agenda educativa do EURACT
Autor: Fazio, Margarida Maria Alves de Figueiredo Antunes
Orientador: Sá, Armando Brito de
Data de Defesa: Dez-2009
Resumo: Em 2002 a WONCA Europa publicou a nova Definição Europeia de Medicina Geral e Familiar (MGF). O EURACT publicou em 2005 a Agenda Educativa EURACT, que constitui uma revisão dinâmica do ensino e aprendizagem da MGF na Europa. A MGF é objecto de um estágio clínico de seis semanas no 6º ano do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Este trabalho teve como objectivo geral verificar em que medida os desempenhos e procedimentos preconizados para o referido estágio de MGF descritos na respectiva caderneta de estágio cumprem as necessidades formativas em MGF dos alunos do 6º ano. Efectuou-se um estudo observacional, descritivo e transversal, tendo sido estudadas as cadernetas de estágio dos alunos que frequentaram o estágio clínico de MGF nos anos lectivos de 2006/2007 e 2007/2008. Foram analisadas quatrocentas e vinte cadernetas. Verificou-se que as áreas predominantemente urbanas receberam mais alunos do que as áreas predominantemente rurais. Constatou-se que os procedimentos e desempenhos na sua maioria tiveram grau de realização satisfatório nas duas áreas. Cuidados aos deficientes em geral, cuidados às mastectomizadas e cuidados nos domicílios foram realizados de forma não satisfatória quer nas áreas urbanas quer nas não urbanas. O mesmo aconteceu com as doenças de declaração obrigatória e procedimentos como fundoscopia, injecções e pequenos gestos cirúrgicos como a algaliação. O registo electrocardiográfico apresentou o grau de execução não satisfatório mais elevado nas áreas urbanas. O exame objectivo de lesões pré-cancerosas e cancerosas bem como a palpação da mama tiveram grau de execução não satisfatório nas áreas não urbanas.
In 2002 WONCA Europe published the new European Definition of Family Medicine. The European Academy of Teachers in General Practice and Family Medicine (EURACT) published in 2005 the EURACT Educational Agenda as a dynamic review of teaching and learning of Family Medicine in Europe. Family Medicine is object of a six week internship during the 6th grade of the Medicine Course at the Faculty of Medicine of the University of Lisbon. The main objective of this work is to verify whether the performances and proceedings advocated for the Family Medicine internship and described in its booklet comply with the 6th grade students learning needs in Family Medicine. This is an observational, descriptive, cross-sectional study. The booklets belonging to the 6th grade students who enrolled in the Family Medicine internship during the 2006/2007 and 2007/2008 school years were reviewed. Four hundred and twenty booklets were reviewed. The results show that the mainly urban areas received more students than the mainly rural areas. In general, the performances and proceedings achieved a satisfactory level of accomplishment in both areas. The care to the disabled person in general, the care to the patients following a mastectomy and home care where accomplished in a non-satisfactory level in both urban and rural areas. The same was true for the diseases subject to mandatory reporting and proceedings like fundoscopy, intramuscular injection and simple surgical gestures like urethral catheterization. The electrocardiographic record showed the most important non-satisfactory level of accomplishment in the urban areas. The physical examination of pre-cancerous and cancerous lesions as well as breast exam obtained a non-satisfactory level of achievement in non-urban areas
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8586
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
DCSV - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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