Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8544
Título: Um percurso para a aquisição de competências
Autor: Sousa, Ana Sabrina Silva
Orientador: Oliveira, Irene
Data de Defesa: Mar-2011
Resumo: Este relatório surge no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, após a realização de dois Módulos de Estágio clínicos, um no Serviço de Urgência do Hospital de S. João e um no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Estruturei-o em quatro Domínios de Competências, adoptando como metodologia o método descritivo e analítico, num exercício crítico-reflexivo em que confronto situações vivenciadas com o estado da arte na matéria, sugerindo estratégias de resolução de problemas. De realçar, no domínio da prestação de cuidados especializados à pessoa e família, a capacidade de análise de situações complexas e reflexão acerca de situações da prática e dos factores que a condicionam, de forma fundamentada, um dos objectivos gerais do estágio e uma competência essencial do EEMC. Nesta esfera, procurei desenvolver juízo crítico através da discussão de casos e de temas pertinentes com as equipas no Módulo I e III, bem como da realização de fichas de reflexão no final de cada turno no Módulo III. Duas situações analisadas suscitaram em mim particular interesse pela sua pertinência, o que me motivou a realizar textos de reflexão, com uso à pesquisa bibliográfica - a adesão ao regime terapêutico e a presença da família em situação de manobras de reanimação em PCR. No domínio da gestão de cuidados, realço a realização de planos de cuidados no Módulo de Estágio I e de dois artigos de informação ao público acerca da forma de actuação em caso de emergência e do funcionamento e estrutura do INEM no Módulo de Estágio III. No domínio de gestão da qualidade, saliento a identificação das situações problema nos diferentes locais de estágio e as espectivas soluções propostas e implementadas, sendo uma delas, no Módulo I a elaboração de um Projecto de intervenção, de melhoria da qualidade dos registos de enfermagem. No Módulo III detectei como principal problema a falta de adesão ao regime terapêutico. Assim, após análise sobre o tema, efectuei inquéritos aos enfermeiros dos meios onde estagiei e registei as activações em que participei, de forma a obter dados acerca desta realidade, o que poderá contribuir para a percepção da dimensão deste problema, bem como para a implementação de estratégias de resolução.Os Estágios permitiram-me, não só conhecer a área de actuação da emergência e pré-hospitalar, como também reflectir e repensar as minhas práticas em Cuidados Intensivos, um meio controlado e equipado, e em que a pessoa é frequentemente encarada como um doente, desprovida de identidade
This report concerns a specialization in Medical-Surgical Nursing, where two internships were included, one in the Emergency of S. João Hospital, and another one in the National Emergency Medical Institute (INEM). It is structured into four Domains of competencies. As methodology, I adopted the descriptive and analytical method, in a critical-reflexive exercise in which I confront experienced situations with the state of the art in this field. Importantly, in specialized care to the person and family domain, the ability to analyze complex situations and reflect on practical situations and factors that affect it, with good reason, which is a general goal of an internship and a core competence of the specialized Medical-Surgical Nurse. In this sphere, I tried to develop critical appreciation through discussion of cases and relevant issues with the staff in Module I and III, as well as conducting reflection charts at the end of each shift in Module III. Two situations analyzed aroused particular interest in me for its relevance, which motivated me to make written reflections, using the literature – therapeutic regimen adherence and the presence of the family in situations of Cardio Pulmonary Resuscitation. In the care management field, I highlight the implementation of care plans in Module I and two information articles to the public on how to act in case of emergency and the operation and structure of INEM in Module III. In the quality management field, I emphasize the identification of problem-situations in both internships, as well as the proposed and implemented solutions, one of which in Module I, which consisted in the development of a project, about the improvement of nursing records quality. In Module III, I detected as a major problem the lack of adherence to therapy. Thus, after analysis on the subject, I done surveys on the INEM nurse´s in my internship locals, and appointed the activations in which I participated, in order to obtain data about this reality. This may contribute to the perception of the extend of this problem and the implementation of resolution strategies. The internships allowed me to not only know the area of operation of the emergency and prehospital care, but also reflect and rethink my practices in the Intensive Care Unit, a controlled and equipped environment, in which the person is often viewed as a patient, devoid of identity.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8544
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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