Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8543
Título: A vida por segundos
Autor: Silva, Pedro Miguel Paiva da
Orientador: Rocha, Maria Lúcia
Data de Defesa: Mar-2010
Resumo: A Enfermagem regista evolução a vários níveis, o que torna imperioso reconhecer como de significativo valor o papel do enfermeiro. A Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica visa o desenvolvimento de competências para a assistência de Enfermagem avançada ao doente adulto e idoso em estado crítico, revelando uma maior apropriação, por parte dos enfermeiros especialistas de uma concepção de cuidados sustentada numa conceptualização científica dos cuidados, daí infere-se o contributo numa melhor prática de cuidados em saúde. O curso contempla uma parte teórica e um estágio, que incorpora 3 módulos. O estágio no Serviço de Cuidados Intensivos Médicos do Hospital Pedro Hispano, E.P.E. corresponde ao Módulo II – Unidade de Cuidados Intensivos, ocorreu de 20 de Abril a 20 de Junho de 2009. O estágio no INEM – Assistência Pré-Hospitalar corresponde ao Módulo III – Opcional, decorreu de 6 de Outubro a 29 de Novembro, incluiu experiências em várias vertentes do INEM. A minha experiência desenvolve-se desde o dia 1 de Agosto de 2004, na abordagem e tratamento do doente urgente/emergente, em contexto de Serviço de Urgência/OBS. Pela experiência adquirida nestes anos, pela formação frequentada e pela actividade que desenvolvo como formador, foi creditado o estágio ao Módulo I – Serviço de Urgência. Esta creditação decorre do reconhecimento do meu desenvolvimento de competências a nível do saber-saber, do saberfazer, do saber-ser e do saber-estar. Este relatório insere-se no percurso para obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem, na Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica. A metodologia utilizada foi a descritiva, com o intuito de evidenciar as competências na identificação de questões/problemas de saúde e desenvolvimento de soluções inovadoras e eficazes, demonstrando capacidade de reflexão na e sobre a prática realizada, fundamenta através da evidência cientifica os processos inerentes, procurando enquadrar o contexto dos cuidados de saúde, apresentando uma abordagem com ênfase na realidade vivenciada. O relatório foi estruturado em 3 partes. Na introdução apresento uma contextualização global dos aspectos mais relevantes. Um capítulo dedicado ao percurso durante o estágio, onde saliento a consolidação de conhecimentos e competências desenvolvidas. A conclusão reflecte as minhas considerações quer a nível pessoal, quer num olhar para a profissão. Neste caminho em evolução para uma prática cada vez mais baseada na teoria de Enfermagem, no sentido de uma “Enfermagem Avançada”, com mais competências para o desempenho centrado numa lógica conceptual, tendo por “core” o diagnóstico e a assistência em face das respostas humanas e mais competências de tomada de decisão. O curso e o estágio permitem-me concluir que o enfermeiro especialista pode desempenhar um papel importante na promoção da investigação, na evolução do conhecimento e na motivação para a melhoria da qualidade dos cuidados junto dos demais colegas, sejam enfermeiros, médicos ou outros profissionais.
Nursing progress notes at various levels, which makes it imperative to recognize the significant value of the nurse role. The Specialization in Medical-Surgical Nursing is aimed at developing skills for advanced nursing care to adult and elderly patient in critical condition, revealing a greater ownership on the part of specialist nurses with a concept of care based on scientific conceptualization of care, there inferred the contribution of best practice in health care. The course includes a theoretical part and a stage, which incorporates 3 modules. The internship in the Department of Medical Intensive Care in Hospital Pedro Hispano, E.P.E. corresponds to Module II – Intensive Care Unit, took place from 20 April to 20 June 2009. The stage at INEM – Prehospital Care corresponds to Module III – Optional, ran from 6 October to 29 November 2009, and included experiences in various aspects of INEM. My experience is developed from the 1 of August of 2004, in the approach and treatment of the patient urgent/emergent, in the context of the Emergency Service/OBS. For the experience gained in these years, by education and training activity and by develop as a trainer, was credited the stage Module I – Emergency Service. This accreditation recognizes the relevance of my skills development at the level of know-know, know-how, know-being and know-being. This report is part of the route for obtaining Master´s Degree in Nursing, in the Specialty of Medical-Surgical Nursing. The methodology used was descriptive, in order to demonstrate skills in identifying issues/health problems and developing innovative and effective responses, demonstrating the capacity for reflection of the practice, carried out by scientific evidence based processes, for framing the context of health care, with an approach that emphasis the experienced reality. The report was structured in 3 parts. The introduction present an overall context of the more relevant issues. A chapter of the route during the stage, where I emphasize the consolidation of knowledge and skills developed. The conclusion reflects my attention both on a personal level and on a look at the profession. In this evolving path to a growing practice based in nursing theory and incorporating the models on display models in use, to an "Advanced Nursing", with more powers for the performance centered on a conceptual logic, with the core diagnosis and assistance in the face of human responses and more powers of decision making. The course and stage allow me to conclude that the nurse can play an important role in promoting research in the evolution of knowledge and motivation to improve the quality of care among other peers, are nurses, doctors or other professionals.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8543
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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