Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8542
Título: Prioridade : doente crítico
Autor: Fernandes, Tânia Isabel Braz
Orientador: Rego, Amélia
Data de Defesa: Abr-2010
Resumo: O presente documento surge no âmbito da unidade curricular Relatório inserido no plano de estudos do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem na área da especialização. Com este relatório pretendo dar visibilidade ao percurso efectuado ao longo do ensino clínico e respectivos módulos realizados no Serviço de Cuidados Intensivos Médicos do Hospital Pedro Hispano, no Serviço de Urgência do Hospital de Braga e na Delegação Regional do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica. Partindo do pressuposto que a transformação das experiências do ensino clínico em novos saberes e conhecimentos não é uma tarefa simples, com a realização deste relatório propus-me desenvolver uma aprendizagem autónoma e reflexiva; transmitir o desenvolvimento e aprendizagem obtidos durante o ensino clínico, veículo do aperfeiçoamento de competências pessoais e profissionais. Demonstrar capacidade de reflexão, decisão e pensamento crítico sobre a prática clínica, acções realizadas, identificação e análise de situações-problema propondo soluções devidamente fundamentadas; desenvolver uma maior autonomia no trabalho, iniciativa, responsabilidade e capacidade organizacional; aperfeiçoar competências de comunicação adequada sobre a prática clínica e os resultados obtidos para que compreendam o que se fez, como se fez e porque se fez. A metodologia utilizada para a concretização do relatório foi a metodologia descritiva, analítica e reflexiva pois permitiu-me, através de um carácter narrativo, de uma forma detalhada e objectiva, descrever as experiências vividas, as situações-problema encontradas, as soluções propostas e as dificuldades sentidas durante a concretização do Estágio Clínico. Com a opção estrutural em três partes pretendo facilitar a sua consulta através da sistematização e clarificação da informação contida. A divisão por objectivos permitiu-me identificar a consecução de estratégias implementadas para a aquisição e aperfeiçoamento de competências. Estão identificadas por introdução, análise e reflexão crítica das competências desenvolvidas e aperfeiçoadas, e pela conclusão. Na introdução procedo ao enquadramento global do curso e estágio, os módulos realizados e sua justificação, a escolha e caracterização sumária dos locais de estágio. No desenvolvimento exponho o desempenho efectuado em cada campo de estágio, estabeleço a relação entre os objectivos específicos a que me propus e a aquisição de conhecimentos teórico-práticos que permitiram a realização de actividades, a evolução dos saberes e cuidados para saberes e cuidados específicos, descrevendo as experiências vivenciadas mais marcantes. Na conclusão reflicto sobre a concretização dos objectivos propostos, dos resultados obtidos e aprendizagens e reflexões auferidas que permitiram mudanças na prática profissional e pessoal e que se vão reproduzir na capacidade de resposta mais eficaz aos problemas da área da especialização em enfermagem médico-cirúrgica, ao doente adulto e idoso crítico. Os ganhos obtidos pela concretização do estágio clínico repercutem-se ao nível da equipa multidisciplinar com as quais tive contacto, pela partilha e troca de experiências e saberes, a aquisição e o aperfeiçoamento de competências, objectivando a melhoria dos cuidados de enfermagem prestados que se traduzem em ganhos em saúde. Estas competências originaram saberes e conhecimentos específicos que foram extrapolados para o meu contexto profissional, pretendendo-se mudança positiva na equipa multidisciplinar que integro. O estágio é um período essencial na formação de enfermeiros. A competência só existe quando é aplicada, isto é, a sua produção cabe à escola e ao local da sua aplicação, tendo este último uma intervenção crucial na sua aquisição. Pretende-se o desenvolvimento de autonomia, iniciativa, responsabilidade, criatividade e poder de decisão fundamentadas num pensamento crítico-reflexivo, traduzindo-se na capacidade organizacional e desenvolvimento de competências passíveis de comunicar o que foi feito, como foi feito e porque foi feito.
This document comes in the context of the course report inserted in the syllabus of MSc in Nursing with specialization in Medical-Surgical Nursing for the degree of Master of Nursing in the area of specialization. With this report I intend to give visibility to the journey performed over the clinical training and their modules performed in the Medical Intensive Care, in Hospital Pedro Hispano, the Emergency Service, in Hospital de Braga and North Regional Branch of the Instituto Nacional de Emergência Médica. Assuming that the transformation of the experiences of clinical training in new skills and knowledge is not a simple task, with the completion of this report I set myself to develop an independent and reflective learning; forward the development and learning obtained during the clinical training, vehicle of improvement of personal and professional skills. Demonstrate a capacity for reflection, decision making and critical thinking about clinical practice, action taken, identification and analysis of situations-problem proposing solutions properly justified, develop a greater work autonomy, initiative, responsibility and ability organizational; improving communication skills on appropriate clinical practice and outcomes to understand what was done, as has been done and why it was done. The methodology used to implement the report's methodology was descriptive, analytical and reflective as it allowed, through a narrative character, in a detailed and objective, describes the experiences, the situations-problem encountered, solutions proposed and the difficulties experienced during implementation of the Clinical Training. With the option structure in three parts, I intend to facilitate their consultation through systematization and clarification of the information contained. The division by goal allowed me to identify the strategies implemented to achieve the acquisition and improvement of skills. They are identified by introduction, analysis and critical thinking skills developed and refined, and by conclusion. In the introduction, I provide to the global travel and training, the modules implemented and its justification, the choice and brief characterization of the local stage. In the development, I expose the performance run at each training field, I establish the relationship between the specific objectives that I proposed and the acquisition of theoretical and practical knowledge that allowed the execution of activities, the evolution of knowledge and knowledge to care and specific care, describing the experiences more memorable. In the conclusion, I reflect on the achievement of objectives, outputs and learning and reflections received that allowed changes in professional practice and personal and it will play in responding more effectively to the problems of the area of specialization in medical-surgical nursing, to the critically ill adult and elderly. The gains obtained by the completion of clinical stage passed to the level of the multidisciplinary team with whom I had contact, by sharing and exchanging experiences and knowledge, the acquisition and improvement of skills view to its being the improvement of nursing care provided that translate into health gains. These skills led to knowledge and expertise that were extrapolated to my professional context, the objective being positive change in the multidisciplinary team which I belong. The internship is a crucial period in the training of nurses. The jurisdiction exists only when it is applied, that means, its production is made by the school and by the place where it is applied, this last one having a crucial role in its acquisition. The aim is to develop autonomy, initiative, responsibility, creativity and decision-making based on critical thinking and reflective, resulting in organizational capacity and skills development which could communicate what was done, how it was done and why it was done.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8542
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
ICS(P) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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