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Título: Educação, comunicação e metáforas : estudo empírico sobre a influência das metáforas nos processos comunicacionais em contexto de sala de aula
Autor: Santos, Ana Cristina Ribeiro dos
Orientador: Cardoso, Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais Andrade
Palavras-chave: Educação
Comunicação
Processos Comunicacionais
Metáfora
Metáforas Comunicacionais
Education
Communication
Communicational Processes
Metaphor
Communicational Metaphors
Data de Defesa: 16-Nov-2011
Resumo: Estudar os processos comunicacionais em contexto de sala de aula, tendo um conjunto de metáforas como «grelha de leitura» foi o objectivo geral dos dois estudos que integram a presente investigação. Dele decorreram outros, mais específicos, designadamente: ─ Operacionalizar o conceito de metáforas comunicacionais, de forma a construirmos e validarmos um instrumento de recolha de dados; ─ Estudar a influência de um conjunto de variáveis (geográficas, sóciodemográficas e organizacionais) na percepção dos docentes quanto à influência das metáforas nos processos comunicacionais utilizados na interacção com os alunos em contexto de sala de aula; ─ Estudar o grau de identificação de um conjunto de metáforas delimitadas ao nível conceptual, como influentes na percepção dos participantes acerca dos processos comunicacionais que põem em prática no contexto de sala de aula. ─ Por fim, avaliar até que ponto os resultados obtidos no segundo estudo (realizado em 2010) se assemelham ou distinguem dos que foram obtidos no primeiro (realizado em 2004) constituiu-se como objectivo específico da segunda etapa da investigação empreendida. De acordo com os objectivos traçados, optámos pelo método do inquérito (survey research) com recurso à técnica de questionário. As amostras estudadas são constituídas por um total de 400 professores (200 em cada estudo), pertencentes a organizações escolares dos Distritos de Vila Real e Viseu, inseridas nos meios rural e urbano. O instrumento de recolha de dados foi por nós construído e validado, tendo sido designado por Questionário de Metáforas Comunicacionais. Os resultados alcançados são indicativos da presença das metáforas nos processos comunicacionais utilizados pelos professores em contexto de sala de aula, embora os referidos processos tenham diferido nos dois estudos realizados. Concluiu-se, ainda, pela influência diferenciada das doze variáveis consideradas (duas geográficas, oito sócio-demográficas e duas organizacionais) na percepção dos professores inquiridos quanto à utilização dos processos comunicacionais estudados na prática discursiva que empreendem com os seus alunos.
The main purpose of the two studies comprised in this investigation was to study the communicational processes in classroom situations, using a group of metaphors as a “reading grid”. Other, more specific aims derived from this purpose, namely: ─ operationalize the concept of communicational metaphors, in order to create and validate a tool with which to compile data; ─ study the influence of a group of variables (geographic, socio-demographic and organizational) in teachers’ perceptions of the role of metaphors in the communicational processes used during teacher-student interaction in classroom situations; ─ study the degree of identification of a group of metaphors, delimited on a conceptual level, as an influence on the participants’ perceptions of the communicational processes they use in classroom situations; ─ and finally, ascertain to what extent the results obtained in the second study (done in 2010) resembled or differed from the results obtained in the first study (done in 2004). This was a specific aim in the second part of this investigation. With these aims in mind, we decided to do a survey research based on questionnaires. The samples studied are composed of a total of 400 teachers (200 in each study), belonging to schools in the districts of Vila Real and Viseu, from rural and urban areas. We created and validated the tool used to compile the data, which we called the Communicational Metaphors Questionnaire. The results indicate the presence of metaphors in communicational processes used by teachers in classroom situations, although the processes differed in the two studies. We also concluded that the twelve variables considered in these studies (two geographical, eight socio-demographic and two organizational) distinctly influenced the teachers’ perceptions as to the use of communicational processes in their interactions with students.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8532
Aparece nas colecções:R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
FEP - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses

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