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Título: O cumprimento das directrizes da IFLA/UNESCO nas bibliotecas escolares do concelho de Braga : estudo de caso
Autor: Costa, Maria Amélia Dias da
Orientador: Nunes, Manuela Barreto
Palavras-chave: Directrizes da IFLA/UNESCO
Biblioteca Escolar
Rede de Bibliotecas Escolares
Braga (Concelho)
Guidelines IFLA / UNESCO School Library
School Library Network
Braga (County)
Data de Defesa: 1-Jan-2012
Resumo: A Biblioteca Escolar (BE) é parte integrante da Escola e pode mesmo ser considerada o núcleo do processo de ensino-aprendizagem. Para que esta afirmação se torne efectiva é necessário um trabalho cooperativo e colaborativo entre professores e professores bibliotecários. Deseja-se que a Biblioteca Escolar seja reconhecida como um organismo de informação educacional que procura capacitar os seus utilizadores e aprendizes para a apropriação de princípios e práticas para a busca, uso e avaliação da informação de modo adequado. Torna-se assim necessário que a BE cumpra e reúna todos os princípios, directrizes e requisitos propostos pela IFLA/UNESCO. O presente projecto de investigação pretende averiguar se o investimento implementado nas bibliotecas escolares possibilitou a sua transformação ou não em espaços pedagógicos privilegiados para a integração do currículo escolar, cumprindo as directrizes emanadas das instituições internacionais acima citadas. Para tal, optou-se pelo método de estudo de caso. Aplicaram-se três inquéritos destinados aos coordenadores de Bibliotecas, directores de Escola/Agrupamento e coordenadores de Departamento para recolher informação sobre o estado de cumprimento dos princípios da IFLA/UNESCO. Os resultados obtidos no estudo empírico incidiram nas bibliotecas escolares do Concelho de Braga, para obter informação da realidade específica, recorrendo para o efeito a uma metodologia de índole quantitativa. Estes tornaram visível que algumas bibliotecas escolares ainda não cumprem na íntegra os princípios apontados pela IFLA/UNESCO.
The Library School (BE) is part of the school and can even be considered the core of the teaching-learning process. For this statement becomes effective we need a cooperative and collaborative work among teachers and teacher librarians. It is hoped that the Library School is recognized as an educational information center that seeks to empower its users and learners to appropriate principles and practices for the search, use and evaluation of information in an appropriate manner. It is therefore necessary to comply with BE and gather all the principles, guidelines and requirements proposed by the IFLA / UNESCO. This research project seeks to determine whether the investment in school libraries implemented, enabling its transformation or not privileged pedagogical spaces for the integration of curriculum, meeting the guidelines issued by international institutions mentioned above. To this end, we chose the case study method. Three surveys were applied for the coordinators of libraries, school directors / coordinators and Grouping Department to collect information on the status of compliance with the principles of the IFLA / UNESCO. The results obtained in empirical studies focused on school libraries in the municipality of Braga, for information specific to reality, using for this purpose a methodology of quantitative nature. These became apparent that some libraries have yet fully meet the principles stated by IFLA/UNESCO
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8528
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FF - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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