Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.14/8501
Título: Plataforma de comunicação do agrupamento de escolas de Vila Verde : comunidade de prática docente
Autor: Graça, João Manuel Lopes
Orientador: Pires, Ana Meireles Sousa
Data de Defesa: 2011
Resumo: As questões centrais deste estudo prendem-se em indagar em que medida a introdução de uma plataforma de comunicação, assente em ferramentas que possibilitam a comunicação síncrona e assíncrona, potenciaram o surgimento de uma Comunidade de Prática docente e analisar se todo o processo de aprendizagem apresentou características de uma Learning Organization (Organização Aprendente). Por outro lado, procurou-se entender, se a referida plataforma provocou alterações na organização e gestão do trabalho docente, bem como possa ter sido promotora do trabalho colaborativo. Numa primeira parte do estudo procurou-se apresentar a nova realidade das escolas portuguesas face à operacionalização do Plano Tecnológico da Educação e em que medida possa ter dado um contributo a uma mudança de paradigma. Numa segunda parte, analisou-se de que forma a introdução/ recurso a uma plataforma de comunicação possa ter funcionado como catalisador a novas dinâmicas na cultura e trabalho docente, assente na colaboração, e ter funcionado como facilitadora à constituição de uma Comunidade de Prática. A presente investigação empírica desenvolveu-se segundo um estudo qualitativo – estudo de caso – que decorreu entre Dezembro de 2009 e Dezembro de 2010. O estudo do nosso caso desenvolveu-se no Agrupamento de Escolas de Vila Verde. Dos resultados depreende-se que a plataforma permitiu desenvolver, junto dos docentes, uma Comunidade de Prática, potenciando o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de uma Organização Aprendente.
The fundamental issues of the present research deal with the questioning of whether the establishment of a communication platform, based on tools that allow synchronous and asynchronous communication, have potentiated the beginning of a teacher´s Community of Practice and it also aims at analysing if the whole learning process presented some of the characteristics of a Learning Organization. On the other hand, we have tried to understand if the mentioned platform has motivated changes either on the organization and management of the teacher´s work, and on the possible promotion of collaborative work. In the first chapter, we have aimed at presenting the latest reality of Portuguese schools towards the operationalization of the Technological Plan of Education (Plano Tecnológico da Educação) and to what extent it might have contributed to a change of paradigm. In the second chapter, we have studied how the establishment of a platform of communication might have catalyzed not only new dynamics within the teacher's culture and labour, based on collaboration, but also the creation of a Community of Practice. The present research as developed according to a qualitative study - case study - which took place between December 2009 and December 2010, in the context of Agrupamento de Escolas de Vila Verde. From the results we can expect that the platform allowed the development of a Community of Practice among teachers, it potentiated collaborative work and the development of a learning Organization.
URI: http://hdl.handle.net/10400.14/8501
Aparece nas colecções:R - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
FCH - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations

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